IEPSIS traz para Salvador o CURSO DE FORMAÇÃO de Análise do Comportamento Aplicada, focado em intervenção com individuos com transtornos do neurodesenvolvimento, com 6 módulos e uma carga horária de 50h.
Informações Gerais:
Periodo do Curso: 21/09 a 10/11 – aos fins de semana
Local:SALVADOR/BA -Hotel Verdemar* (local sujeito a alteração)
Você já pode realizar sua inscrição clicando no botão ao lado.
QUER DESCONTO?
Solicite conosco um cupom de 10% para pagamento à vista!
Confira abaixo informações detalhadas do curso:
PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudantes dos cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicopedagogia e Educação Especial.
CRONOGRAMA:
MÓDULO I: 21 de setembro de 2019 Título: Princípios da Análise do Comportamento na intervenção de indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Docente: Luana Flor Ementa: Princípios básicos da Análise do Comportamento: comportamento, condicionamento, reforço, punição, extinção, discriminação, generalização e operações estabelecedoras. A utilização dos princípios básicos na intervenção comportamental com indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento. |
MÓDULO II: 28 de setembro de 2019 Título: Introdução ao conceito de Comportamento Verbal e de Operantes Verbais. Docente: Luana Flor Ementa: Estrutura geral da intervenção analítico-comportamental. Avaliação do repertório inicial: modalidades disponíveis (observação, entrevistas, protocolos de avaliação, testes e inventários) e instrumentos importantes. Avaliação dos possíveis reforçadores (escolha das preferências dos indivíduos atendidos). |
MÓDULO III:05 de outubro de 2019 Título: A estrutura da intervenção analítico-comportamental com indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento – Parte 1 Ementa: A definição de objetivos (objetivos sessão-a-sessão, objetivos de curto-prazo, objetivos de médio prazo, objetivos de longo prazo). A escolha dos métodos de intervenção (práticas baseadas em evidências). A constante avaliação das sessões de intervenção. O registro dos resultados de cada sessão. |
MÓDULO IV: 19 de outubro de 2019 Título:A estrutura da intervenção analítico-comportamental com indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento – Parte 2 Ementa: O conceito de comportamento verbal. Os operantes verbais: mandos, tactos, ecoicos, intraverbais, comportamento textual e leitura com compreensão. O comportamento verbal na intervenção comportamental com indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento. |
MÓDULO V: 26 de outubro de 2019 Título: O Ensino dos Operantes Verbais para indivíduos com TEA: ecoicos, mandos, tactos e leitura. Docente: Luana Flor Ementa: Descrição do procedimento de ensino por tentativas discretas. Indicações, vantagens e desvantagens. O uso de tentativas discretas na prática. Descrição do ensino incidental. Indicações, vantagens e desvantagens. O uso do ensino incidental na prática. A importância da generalização do que é ensinado. |
MÓDULO VI: 09 de novembro de 2019 Título: Procedimentos de intervenção para indivíduos com TEA: ensino por tentativas discretas e ensino incidental. Ementa: A importância do ensino dos operantes verbais para indivíduos com TEA. As técnicas disponíveis para o ensino de operantes verbais. O ensino dos operantes verbais na prática: o que e como fazer? |
Boa tarde.
Sou psicóloga em Salvador e gostaria de divulgar vaga para psicólogos com formação em ABA. Trata-se de um clínica com foco em interdisciplinaridade. Seria possível enviar o post da vaga para que possam divulgar entre os alunos que participaram da formação?
Grata
Boa tarde Syomone. Pode nos enviar sim através de nossas redes sociais ou para o email mkt@iepsis.com.br que providenciaremos a divulgação.
Olá Simone !! Tenho o curso em terapia ABA / sou pedagoga e especialista em Ed. Especial . Atualmente começando uma pós em ABA ( Análise do comportamento pelo instituto singular ) de Maíra Gaiato. Caso precise de terapeuta tenho disponibilidade a tarde .