A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é o ramo da ciência aplicada e prestação de serviços. O foco é lidar com comportamentos socialmente relevantes ao desenvolver novas habilidades e/ou intervir em comportamentos interferentes ou excessos comportamentais. Dessa forma, pretende-se favorecer a aprendizagem de novas habilidades, autonomia, socialização e inclusão social dos indivíduos que recebem a intervenção nos mais variados ambientes.
O curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA, nível supervisor, é voltado para profissionais que pretendem aprofundar sua formação na área e atuar como supervisores.
O curso tem o objetivo de contribuir para a formação de profissionais que irão atuar como supervisores. Dessa forma, serão oferecidas as disciplinas teóricas para o profissional que irá atuar como supervisor em equipes de intervenção baseada em ABA.
Ao longo das disciplinas serão apresentados e discutidos Conceitos e fundamentos e história da Análise do Comportamento; Medidas de comportamento e delineamentos experimentais; Avaliação comportamental; Procedimentos para aquisição e redução de comportamentos; Conduta ética e profissional de analistas do comportamento; Supervisão e treinamento de equipes.
Público-alvo:
Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Pedagogos, Profissionais de Educação física e Profissionais de áreas afins, com interesse em aprofundar sua formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Para realizar a Pós-Graduação em ABA, nível supervisor, recomenda-se alguns requisitos:
1. Graduação na área de saúde e/ou educação;
2. Experiência mínima na área de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como aplicador e/ou coordenador por pelo menos 2 anos;
3. Inglês nível intermediário (durante o curso será exigida a leitura de livros e artigos em inglês);
4. Para o aluno que pretende aplicar para a certificação QBA® de Supervisor CABA-BR, é necessário ter mestrado.
Observação: para informações detalhadas sobre os requisitos para certificação, o aluno deve acessar o site das organizações certificadoras.
O curso oferece uma carga horária de supervisão em grupo
(total 24 horas divididas em 16 encontros de 1h30 cada, via Zoom).
O corpo docente é formado por mestres, doutores e analistas do comportamento com certificação internacional, formação conceitual sólida e anos de experiência prática.
Psicóloga e Mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).
Durante o doutorado realizou estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) na Columbia University, sob supervisão do Prof. Dr. Douglas Greer, em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com ênfase em Desenvolvimento de Comportamento Verbal e Intervenção Precoce.
Analista do Comportamento com certificação internacional (Board Certified Behavior Analyst – BCBA-D®️) e certificação nacional (Supervisora CABA-BR).
Daniela tem publicações na área de processos comportamentais básicos como controle de estímulos e equivalência de estímulos. Além disso, atua como revisora de artigos científicos em revistas renomadas de Análise do Comportamento nacionais e internacionais.
Na área de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), possui experiência com atendimentos e supervisão clínica de casos de intervenção precoce e infantil, supervisão de profissionais para fins de certificação, treinamento e supervisão de equipes.
Já atuou em diversas posições de liderança como Diretora Clínica em serviços de intervenção baseada em ABA. Atualmente é Consultora Clínica e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do IEPSIS.
Tenha um enorme diferencial na área e faça parte da comunidade dos melhores profissionais do Brasil.
A pós-graduação (nível supervisor) tem duração de 22 meses.
A pós-graduação em ABA nível supervisor tem a carga horária de 490 horas.
Aulas síncronas aos sábados (via Zoom) com 6 horas de duração (8:00-12:00 e 13:00-15:00) e 2 horas de aulas gravadas. As aulas são quinzenais de acordo com o cronograma do curso.
Nas turmas híbridas algumas aulas são presenciais de acordo com as datas do cronograma do curso (por exemplo turma em parceria com a Afeto ou outras turmas híbridas que podemos abrir, a carga horária geral do curso é a mesma, a diferença é que algumas aulas são presenciais).
Por lei, o TCC não é mais obrigatório para conclusão de cursos de Pós-graduação Lato sensu, EAD ou não. Esta regra passou a valer a partir de 2018, com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018. De qualquer forma, a Pós-graduação em ABA (nível supervisor) tem um trabalho final de conclusão em formato de artigo científico ou capítulo de livro.
Os requisitos para esta pós-graduação são: graduação na área de saúde e/ou educação; experiência na área de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como aplicador e/ou coordenador por pelo menos 2 anos; inglês nível intermediário (durante o curso será exigida a leitura de livros e artigos em inglês);
Sim, o curso é aprovado pelo QABA® e oferece as disciplinas para o aluno aplocar para a certificação QBA® (Qualified Behavior Analyst).
Sim, o curso possui a carga horária de disciplinas teóricas exigidas para o nível de Supervisor da Certificação CABA-BR do Grupo IBES.
Parcelamento no boleto com opção de pagamento via Pix ou pagamento à vista com 10% de desconto.