Curso Online - Aplicador técnico em terapia comportamental baseada no modelo Denver de intervenção precoce

Ao vivo

Assista o curso ao vivo e reveja quando quiser

Certificado

Emissão online imediata após o término das aulas.

Formato:  Aulas quinzenais ao vivo (8h as 12h / 14h as 18h)

Inicio previsto: 21/10/2023

Carga-horária: 60 horas com certificado

com Prof Dr Thiago Lopes

Investimento:

12 x de R$59,58*

ou R$ 597,00 à vista

Sobre o curso

Oferecer os conhecimentos básicos necessários para que o aluno possa iniciar ou aprimorar suas habilidades de atuar na estimulação de crianças com diagnóstico ou suspeita de Transtorno do Espectro do Autismo, com estratégias baseadas no Modelo Denver de Intervenção Precoce sob a orientação de um Supervisor capacitado em Análise do Comportamento Aplicada Naturalista baseada no Modelo Denver.

Ao final do curso o aluno será capaz de:

1 – Identificar os principais componentes do Modelo Denver de Intervenção Precoce;
2 – Reconhecer as características das atividades conjuntas com e sem objetos;
3 – Implementar progressivamente, com supervisão, os procedimentos de intervenção baseados no Modelo Denver de Intervenção;
4 – Apontar as principais estratégias de ensino utilizadas para se ensinar habilidades e catalisar o desenvolvimento de crianças com autismo em todas as esferas do desenvolvimento incluindo a comunicação receptiva e expressiva, socialização, imitação, cognição, motricidade fina e grossa, atenção compartilhada, independência pessoal, jogo e manejo de comportamento;
5 – Identificar e comunicar ao supervisor dificuldades na implementação dos procedimentos de ensino;
6 – Promover o aprendizado de crianças com autismo em ambientes naturais incluindo a casa, escola e ambientes coletivos sob supervisão;
7 – Compreender as principais características do tratamento de uma criança com TEA e identificar os fatores relacionados ao sucesso do tratamento;
8 – Reconhecer os elementos fundamentais e princípios da ciência da análise do comportamento envolvidos com o ensino de habilidades e aprendizado de crianças com TEA.
9 – Identificar os principais fatores relativos a ética na intervenção de crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento;
10 – Reconhecer a importância do engajamento e participação nas sessões de supervisão seguindo os princípios da pontualidade, abertura às correções e retroações dos supervisores, transparência e ética;

Sobre o Professor

Prof Dr Thiago Lopes

Doutor em Psicologia pela Universidade do Quebec
Fundador e Diretor do Instituto Edward Tolman.

Pioneiro na implementação do Modelo Denver de Intervenção precoce no Brasil, foi formador do Early Start Denver Model pelo MIND Institute da Califórnia por 3 anos. Ao longo de sua carreira, como formador por diferentes instituições, foi responsável pela formação de mais de 1500 profissionais no Brasil, Canadá, EUA, e outros países.
Derivados dos seus treinamentos técnico-profissionais já foram formados mais de 5000 assistentes terapêuticos em todo o pais, com a constituição de mais de 100 clínicas e pontos de serviço de atendimento para autismo e outros transtornos de desenvolvimento, no Brasil e outros 5 países.

Dr. Thiago possui mais de 14 anos de experiência internacional em intervenção precoce, 1 ano de experiência trabalhando diretamente na equipe de pesquisa e intervenção da Doutora Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, em Sacramento, Califórnia. Em sua carreira teve ampla experiência no campo da reabilitação e desenvolvimento infantil, incluindo a realização de avaliações diagnósticas de crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento na região metropolitana de Montreal, Canadá; 4 anos de experiência em formador parental baseado no Modelo Denver, em centros públicos e privados de tratamento da Província de Quebec, Canadá e ampla experiência de consultoria, supervisão, treinamento e atendimento direto a crianças, adolescentes e adultos com Autismo e outros transtornos do desenvolvimento.

Seu canal de YouTube é um dos maiores canais focados em autismo atualmente e suas postagens alcançam milhões de pessoas todos os anos, trazendo informações atualizadas para pais, professores e demais profissionais do desenvolvimento infantil.

Módulos

  • Módulo 01 – Introdução ao autismo e seu tratamento:

    • Principais características e sintomas do autismo;
    • Princípios de intervenção precoce comportamental intensiva baseada em evidências no TEA;
    • Ética na intervenção em Autismo e outros transtornos do desenvolvimento;
    • A supervisão – suas características, o papel do AT e do supervisor, importância do registro de dados, transparência, pró-atividade e engajamento na supervisão e intervenção;
    • Considerações quanto à participação nos ambientes escolar, clínico e familiar.
     

    Módulo 02 – Introdução ao modelo Denver de Intervenção Precoce:

    • Principais características do modelo;
    • Evidências de eficácia desta modalidade de intervenção;
    • Se tornando um parceiro de jogo e como capturar a atenção e motivação da criança;
    • Encontrando o sorriso e ensinando através de Rotinas Sensório Sociais.
     

    Módulo 03 – Atividades Conjuntas e Princípios da Análise do Comportamento
    Aplicada:

    • Atividades conjuntas com e sem objetos;
    • Princípios da Análise do Comportamento Aplicada;
      • Sequência ACC;
      • Reforço e punição;
      • Cadeias de suporte;
      • Esquemas de reforço;
     

    Módulo 04 – Comunicação não verbal e imitação:

     

    • Porque ensinamos comunicação não verbal;
    • Os diferentes tipos de comunicação não verbal e suas funções na comunicação social;
    • Como ensinar diferentes habilidades de comunicação não verbal;
    • Imitação, seu papel no aprendizado de diferentes habilidades e no desenvolvimento infantil;
    • Tipos de imitação e seu papel na socialização, comunicação, jogo e outras áreas do desenvolvimento;
    • Ensinando habilidades de imitação com objetos, gestos visíveis, gestos invisíveis,oro-faciais, gestos em canções e imitação em jogos sociais.
     

    Módulo 05 – Atenção compartilhada, jogo e comunicação verbal:

     

    • Porque a atenção compartilhada é tão fundamental? Qual seu efeito no
      desenvolvimento de crianças com TEA, na comunicação social e redução de sintomas de autismo potencialmente prejudiciais;
    • Como ensinar habilidades de Atenção Compartilhada;
    • Importância do jogo no desenvolvimento de crianças com TEA e tipos de jogo;
      • Ensinando jogo de ação e reação;
      • Ensinando faz de contas simples;
      • Ensinando faz de contas com micro-histórias;
      • Ensinando faz de contas contínuo;
      • Ensinando faz de contas com objetos substitutivos;
      • Assumindo o personagem;
      • Comunicação verbal;
      • Como ensinar crianças a vocalizar com intenção;
      • Ensinando aproximações silábicas;
      • Melhorando a pronúncia em frases de uma palavra;
      • Ensino de frases e de comunicação intra-verbal (comentários, diálogo e etc).
     

    Módulo 06 – Plano de intervenção, coleta de dados, registro das sessões, ensino em
    ambiente escolar e gestão de comportamentos inadequados e agressivos:

     

    • Compreendendo e implementando um plano de intervenção;
    • Tipos de coleta de dados e como coletar dados por meio digital e em papel;
      Registrando a sessão em vídeo;
    • O papel da AT em ambiente escolar e ensinando habilidades em ambiente escolar;
    • Princípios de gestão de comportamentos inapropriados e agressivos;
    • Gestão utilizando estratégias de suporte ao comportamento positivo;
    • Estratégias de prevenção de comportamentos agressivos e inapropriados;
     

    Módulo 07 – Identificando e reportando dificuldades no tratamento e na implementação do plano de intervenção:

     

    • Principais indicadores de que estou tendo alguma dificuldade;
    • Criança desmotivada, desatenta ou “fujona”;
    • Rigidez e oposição;
    • A criança parece não avançar;
    • Criança não interage comigo ou parece querer só brincar sozinha;
    • Considerações finais.
Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá? Como podemos te ajudar?