Intervenção
Precoce Comportamental Naturalista

Modelo Denver de Intervenção Precoce

SOBRE O CURSO

Com objetivo de capacitar profissionais das áreas da saúde e da educação em intervenção precoce comportamental intensiva para crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento em modelos naturalistas de ensino, com base no modelo Denver de Intervenção Precoce.

O Transtorno do Espectro do Autismo e os transtornos de desenvolvimento trazem prejuízos significativos na qualidade de vida, autonomia e capacidade dos indivíduos em participarem da vida social de forma plena.

Vários estudos atestam a eficácia da Intervenção Precoce Comportamental Intensiva Naturalista no processo de habilitação e reabilitação de crianças.

O Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model) é uma abordagem de habilitação e reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) até 6 anos de idade com demonstração robusta de eficácia, utilizando estratégias naturalísticas de ensino, respeitando os interesses e motivações da criança e promovendo o desenvolvimento em todas as esferas do desenvolvimento através do jogo, das interações recíprocas e de atividades lúdicas.

Esta pós-graduação é atualmente o treinamento mais completo do mercado nesta abordagem de ensino e visa capacitar profissionais das áreas da saúde e educação a atuarem como terapeutas em intervenção precoce baseada no Modelo Denver.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer os principais sintomas do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e alterações de desenvolvimento, bem como os princípios de intervenção comportamental precoce intensiva baseada em evidências;
  • Desenvolver habilidades de implementação das estratégias de ensino naturalistas de intervenção precoce baseadas na Análise do Comportamento Aplicada e no Modelo Denver de Intervenção Precoce em crianças de 1 a 6 anos de idade;
  • Capacitar profissionais das áreas da saúde e educação em técnicas de estimulação precoce que promovam o desenvolvimento amplo de criança com TEA, incluindo áreas áreas do desenvolvimento como comunicação receptiva e expressiva, imitação, habilidades sociais, cognitivas, motricidade grossa e motricidade fina, comportamentos de ouvinte, atenção compartilhada e habilidades de vida diária;
  • Aprimorar as habilidades de avaliação do desenvolvimento e das necessidades de intervenção, elaboração de planos de intervenção individualizada, coleta de dados diária e adaptação do tratamento baseando-se em protocolos de intervenção eficazes e com demonstração científica de eficácia.

Público-alvo:
Graduados nas áreas da Educação, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Medicina, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia e licenciados em áreas afins da saúde e educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

01. Introdução ao Transtorno do Espectro do Autismo: Aspectos Diagnósticos, Neurobiológicos, Comportamentais e Princípios de Intervenção;

02. Princípios Básicos em Análise do Comportamento Aplicada;

03. Princípios e Práticas de Avaliação, Plano de Intervenção e Coleta de Dados no Tratamento de Crianças com TEA;

04. Princípios e Ingredientes Ativos de uma Intervenção Precoce Comportamental Intensiva baseada no Modelo Denver;

05. Metodologia de Pesquisa em Intervenção e Reabilitação;

06. Estudo de casos em Intervenção Precoce Comportamental Baseada no Modelo Denver com crianças com Autismo;

07. Ética Aplicada ao Tratamento de Crianças com Autismo;

08. Suporte a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo;

09. Princípios de Gestão de Comportamentos Agressivos e Inapropriados;

10. Intervenção Comportamental em Ambiente Escolar;

COORDENAÇÃO

Dr. Thiago Lopes

Dr. Thiago Lopes

Doutor em Psicologia pela Universidade do Quebec e diretor do Instituto Edward Tolman. Ele é pioneiro na implementação do Modelo Denver de Intervenção Precoce no Brasil, tendo formado mais de 1500 profissionais nacional e internacionalmente, neste e em outros modelos de intervenção. Trabalhou diretamente com a Dra. Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, e possui vasta experiência em intervenção precoce e desenvolvimento infantil. Seu canal de YouTube é referência em autismo, alcançando milhões anualmente com informações valiosas para o desenvolvimento infantil.

JUNTE-SE A NÓS

SEJA UM ALUNO IEPSIS?

Tenha um enorme diferencial na área e faça parte da comunidade dos melhores profissionais do Brasil.

Perguntas Frequentes

A pós-graduação em Intervenção Precoce Comportamental Naturalista – Baseada no Modelo Denver, tem duração de 18 meses e o aluno terá acesso as gravações das aulas por até 12 meses após a realização das aulas.

A pós-graduação têm carga horária total de 360 horas

A Pós-Graduação em Intervenção Precoce Comportamental Naturalista – Baseada no Modelo Denver é 100% EAD, com atividades de forma assíncrona (aulas gravadas) e síncronas (aulas online ao vivo). Você terá aulas gravadas com som e imagem de cinema, e encontros online e ao vivo a cada 15 dias com 2 horas de duração. Em todas as disciplinas você terá leituras obrigatórias, leituras complementares e uma atividade avaliativa por aula.

Por lei, o TCC não é mais obrigatório para conclusão de cursos de pós graduação Lato sensu, EAD ou não. Esta regra passou a valer a partir de 2018, com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018. De qualquer forma, a Pós-graduação em ABA (nível coordenador) tem um trabalho final de conclusão em formato de resenha de artigo científico.

Qualquer profissional que tenha uma graduação já concluída.
Não sendo possível fazer uma de nossas especializações sem ter uma graduação.

Parcelamento no boleto com opção de pagamento via Pix ou pagamento à vista do valor total do curso com 10% de desconto.

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida?