PÓS-GRADUAÇÃO

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Público-alvo:

Psicólogos, terapeutas, médicos, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todo e qualquer profissional da saúde e educação.

SOBRE O CURSO

A Psicopedagogia é uma área de estudo que se fundamenta na intersecção entre saúde e educação, tendo como foco principal a aprendizagem. Seu objetivo primordial é atuar tanto de forma preventiva quanto remediativa nos processos de aprendizagem, tanto em indivíduos típicos quanto naqueles com transtornos do neurodesenvolvimento.

O psicopedagogo dedica-se a compreender as habilidades cognitivas necessárias para o aprendizado, buscando estimulá-las de maneira eficaz, especialmente em relação às habilidades acadêmicas. Sua atuação pode se dar de forma clínica, na qual avalia e intervém de maneira individualizada, ou institucional, em que trabalha junto às instituições de ensino e qualquer outro tipo de instituição.

Esta pós-graduação oferece uma preparação teórica e prática embasada em evidências científicas e práticas comprovadas, capacitando o futuro psicopedagogo com todas as ferramentas e diretrizes necessárias para sua atuação profissional.

de 24x de R$ 497,00

por 24x de R$ 247,00

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 - Fundamentos da Psicopedagogia

1 - Introdução à Psicopedagogia: Conceitos e Contexto Histórico I

2 - Introdução à Psicopedagogia: Conceitos e Contexto Histórico II

3 - Psicopedagogia Clínica I

4 - Psicopedagogia Clínica II

5 - Psicopedagogia Institucional: escolar

6 - Psicopedagogia Institucional: empresarial

7 - Psicopedagogia Institucional: hospital e outras instituições

Módulo 2 - Desenvolvimento Humano e seus Marcos

1 - A importância do estudo sobre desenvolvimento típico e tópicos atuais na ciência do desenvolvimento

2 - Desenvolvimento do SNC

3 - Princípios de desenvolvimento de Baltes

4 - Desenvolvimento motor e linguístico

5 - Desenvolvimento cognitivo

6 - Desenvolvimento socioemocional

7 - Fatores de risco e proteção na infância e adolescência

8 - Alterações no neurodesenvolvimento

Módulo 3 - Educação Inclusiva e Educação especial

1 - Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva

2 - Paradigmas Atuais sobre Inclusão e a Psicopedagogia

3 - Legislação e Políticas Públicas para Inclusão no Brasil

4 - O Papel do Psicopedagogo Clínico na Inclusão: avaliação, intervenção e diálogo com as famílias

5 - Psicopedagogia Clínica no Apoio às Escolas: estratégias de acolhimento, adaptações curriculares e elaboração do PEI

6 - Contribuições da Psicopedagogia Institucional à Inclusão: formação de equipes e intervenções coletivas

7 - Inclusão na Era das Neurociências: Psicopedagogia e as Práticas Baseadas em Evidências

8 - Psicopedagogia como Aliada à Inclusão: perspectivas futuras

Módulo 4 - Dificuldades e Transtornos Específicos de Aprendizagem

1 - Fundamentos da Aprendizagem: Teorias e Processos

2 - Identificação e Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem I

3 - Identificação e Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem II

4 - Transtornos Específicos de Aprendizagem: Conceitos e Características Gerais

5 - Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na leitura

6 - Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na escrita

7 - Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na matemática

Módulo 5 - Pensamento Científico e Práticas baseadas em Evidências

1 - Introdução à Prática Baseada em Evidências

2 - Práticas Baseadas em Evidências: principais tipos de estudo

3 - Busca de referências e exemplos de práticas baseadas em Evidências

4 - Práticas Baseada em evidências na Psicopedagogia

5 - Práticas baseadas em evidências no ambiente escolar

6 - Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas I

7 - Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas II

8 - Evidências das intervenções em Funções Executivas e outras habilidades

Módulo 6 - Alfabetização Aplicada a Psicopedagogia

1 - Reflexões sobre a Educação Brasileira: Contexto, Desafios e Perspectivas

2 - Fundamentos da Leitura

3 - Processos de Escrita: Teorias e Práticas na Alfabetização

4 - Métodos de Alfabetização e Método Fônico de Alfabetização

5 - Estratégias de aquisição de leitura e escrita: modelos cognitivos

6 - Emília Ferreiro e as hipóteses de Construção da Escrita

7 - Avaliação das dificuldades de Leitura e Escrita: Instrumentos e Análise Diagnóstica

8 - Intervenção nas dificuldades de leitura e escrita: atividades e programas específicos

Módulo 7 - Matemática aplicada a Psicopedagogia

1 - Concepções sobre o ensino e aprendizagem da matemática

2 - Cognição numérica e competência aritmética: desenvolvimento

3 - Cognição númerica: BNCC e PNA

4 - Habildades Cognitivas associadas ao desempenho em matemática

5 - Dificuldades de aprendizagem na matemática. Como identificar e diferenciar dificuldades de Transtornos do Neurodesenvovimento

6 - Avaliação psicopedagógica das habilidades aritméticas: concepções sobre avaliação e uso de instrumentos padronizados

7 - Intervenções psicopedagógicas aplicadas á matemática

Módulo 8 - A Neurofisiologia da Aprendizagem, Funções Executivas, Cognição Social e Habilidades Cognitivas

1 - Estrutura e função cerebral: Fundamentos neurobiológicos da cognição e do comportamento

2 - Evolução neurobiológica do cérebro: Desenvolvimento filogenético do sistema nervoso.

3 - Sistema Nervoso Central: Anatomia e fisiologia do cérebro e da medula espinhal.

4 - Anatomia da aprendizagem: Fundamentos neuroanatômicos da aquisição de conhecimento.

5 - Neuroplasticidade: Mecanismos adaptativos do sistema nervoso em resposta ao ambiente

6 - Janelas de desenvolvimento: Períodos críticos e sensíveis no desenvolvimento neurológico

7 - Aprendizagem e memória: Bases neurobiológicas da aquisição e retenção de informações

8- Funções Executivas: Controle cognitivo, planejamento e tomada de decisão no cérebro

Módulo 9 - TEA, TDAH, DI e outras Alterações do Neurodesenvolvimento: Práticas baseadas em Evidências

1 - Introdução aos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Conceitos e Classificações

2 - Síndromes genéticas

3 - Transtorno do Espectro Autista (TEA)

4 - Transtorno do Espectro Autista (TEA)

5 - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

6 - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

7 - Deficiência intelectual (DI)

Módulo 10 - Protocolos de Avaliação e Construção de Relatório

1 - Introdução ao Modelo Cognitivo na Avaliação Psicopedagógica

2 - O Exame Psicopedagógico: Fundamentos e Procedimentos

3 - Caracterização dos Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica

4 - O Protocolo de Avaliação Psicopedagógica: Estrutura e Aplicação

5 - As Dimensões na Avaliação Psicopedagógica: Aspectos a Considerar

6 - Compreendendo a Testagem: Prévia do Relatório Psicopedagógico

7 - Elaboração do Relatório Psicopedagógico: Componentes e Diretrizes

8 - A Devolutiva e Encaminhamentos: Estratégias para Compartilhar Resultados e Indicações

Módulo 11 - Modelos de Intervenção: RTI e outras Abordagens

1 - Abordagens Interventivas na Psicopedagogia: prevenção, remediação e reabilitação

2 - Prevenção e Estimulação Precoce

3 - Intervenções Primárias, Secundárias e Terciárias

4 - Intervenções Psicopedagógicas Clínicas: atuação individual em Componentes Específicos

5 - Intervenções Psicopedagógicas Institucionais: atuando de forma coletiva

6 - RTI – Resposta à Intervenção para DA e TEAp

7 - Desenho Universal para a Aprendizagem

8 - Intervenções Compatíveis com Políticas Públicas

Módulo 12 - Práticas de Avaliação em Psicopedagogia Clínica

1 - Fundamentos do processo de Avaliação Psicopedagógica

2 - Raciocínio clínico análise da queixa e anamnese

3 - Avaliação das habilidades cognitivas I

4 - Avaliação das habilidades cognitivas II

5 - Avaliação das habilidades acadêmicas I

6 - Avaliação das habilidades acadêmicas II

7 - Elaboração do relatório e encaminhamentos I

8 - Elaboração do relatório e encaminhamentos I

Módulo 13 - Teoria e Práticas de Avaliação em Psicopedagogia Institucional

1 - Fundamentos do processo de Avaliação Institucional I

2 - Avaliação institucional no ambiente escolar I

3 - Avaliação institucional no ambiente escolar II

4 - Avaliação institucional no ambiente hospitalar

5 - Avaliação institucional no ambiente empresarial

6 - Avaliação institucional em demais ambientes institucionais

7 - Elaboração do relatório institucional I

8 - Elaboração do relatório institucional II

Módulo 14 - Práticas de Intervenção em Psicopedagogia Clínica

1 - Fundamentos do processo de intervenção Psicopedagógica

2 - Como elaborar o Plano de Ensino Individualizado (PEI)

3 - Intervenção das habilidades cognitivas I

4 - Intervenção das habilidades cognitivas II

5 - Intervenção das habilidades acadêmicas I

6 - Intervenção das habilidades acadêmicas II

7 - Reavaliação e Atualização do PEI

8 - A alta no tratamento psicopedagógico

Módulo 15 - Práticas de Intervenção em Psicopedagogia Institucional

1 - Fundamentos do processo de Intervenção Institucional

2 - Como elaborar o plano de intervenção Institucional

3 - Intervenção institucional no ambiente escolar I

4 - Intervenção institucional no ambiente escolar II

5 - Intervenção institucional no ambiente hospitalar

6 - Intervenção institucional no ambiente empresarial

7 - Intervenção institucional em demais ambientes institucionais

8 - Reavaliação e análise da eficácia da intervenção institucional

24x de R$ 247,00

COORDENAÇÃO

Dra. Talita Pazeto

Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento com vasta experiência em avaliação e intervenção em dificuldades, transtornos específicos de aprendizagem e alterações do desenvolvimento. Diretora do Centro de Desenvolvimento Comportamental para Crianças Autistas e coordenadora pedagógica do IEPSIS.

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Perguntas Frequentes

Qual é a duração das pós-graduações?
As pós-graduações têm duração de 18 meses e você terá acesso à plataforma de estudos por 26 meses. Com exceção da pós-graduação em ABA, que tem duração de 24 meses.
As pós-graduações têm carga horária total de 360 horas, com exceção da pós-graduação em ABA que tem 420 horas e a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional que tem 600 horas.
As pós-graduações são 100% EAD, de forma síncrona e assíncrona. Você terá aulas gravadas com som e imagem de cinema, e encontros online e ao vivo a cada 15 dias com 2 horas de duração. Em todas as disciplinas você terá vídeos obrigatórios das aulas, vídeos complementares, materiais de apoio, indicações de leitura e uma atividade avaliativa por disciplina. Não existe nenhuma aula ou atividade que seja feita de maneira presencial.
As pós-graduações não tem TCC. Por lei, o TCC não é mais obrigatório para conclusão de cursos de pós graduação lato-sensu, EAD ou não. A regra passou a valer a partir de 2018, com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018. Com exceção da pós-graduação em ABA que tem um trabalho final de conclusão com uma resenha.
Qualquer profissional que tenha uma graduação já concluída. Não é possível fazer uma de nossas especializações sem ter uma graduação. E para a pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista, Neuropsicofarmacologia e ABA, é preciso ter o CRM pois essa especialização é voltada aos médicos.
À vista com 10% de desconto; No cartão de crédito (pagando a anuidade ou a pós completa) com 3% de desconto; Mensalidade no boleto ou no pix.

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