A Psicopedagogia é uma área de estudo que se fundamenta na intersecção entre saúde e educação, tendo como foco principal a aprendizagem. Seu objetivo primordial é atuar tanto de forma preventiva quanto remediativa nos processos de aprendizagem, tanto em indivíduos típicos quanto naqueles com transtornos do neurodesenvolvimento.
O psicopedagogo dedica-se a compreender as habilidades cognitivas necessárias para o aprendizado, buscando estimulá-las de maneira eficaz, especialmente em relação às habilidades acadêmicas. Sua atuação pode se dar de forma clínica, na qual avalia e intervém de maneira individualizada, ou institucional, em que trabalha junto às instituições de ensino e qualquer outro tipo de instituição.
Esta pós-graduação oferece uma preparação teórica e prática embasada em evidências científicas e práticas comprovadas, capacitando o futuro psicopedagogo com todas as ferramentas e diretrizes necessárias para sua atuação profissional.
de 24x de R$ 497,00
por 24x de R$ 247,00
1 - Introdução à Psicopedagogia: Conceitos e Contexto Histórico I
2 - Introdução à Psicopedagogia: Conceitos e Contexto Histórico II
3 - Psicopedagogia Clínica I
4 - Psicopedagogia Clínica II
5 - Psicopedagogia Institucional: escolar
6 - Psicopedagogia Institucional: empresarial
7 - Psicopedagogia Institucional: hospital e outras instituições
1 - A importância do estudo sobre desenvolvimento típico e tópicos atuais na ciência do desenvolvimento
2 - Desenvolvimento do SNC
3 - Princípios de desenvolvimento de Baltes
4 - Desenvolvimento motor e linguístico
5 - Desenvolvimento cognitivo
6 - Desenvolvimento socioemocional
7 - Fatores de risco e proteção na infância e adolescência
8 - Alterações no neurodesenvolvimento
1 - Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva
2 - Paradigmas Atuais sobre Inclusão e a Psicopedagogia
3 - Legislação e Políticas Públicas para Inclusão no Brasil
4 - O Papel do Psicopedagogo Clínico na Inclusão: avaliação, intervenção e diálogo com as famílias
5 - Psicopedagogia Clínica no Apoio às Escolas: estratégias de acolhimento, adaptações curriculares e elaboração do PEI
6 - Contribuições da Psicopedagogia Institucional à Inclusão: formação de equipes e intervenções coletivas
7 - Inclusão na Era das Neurociências: Psicopedagogia e as Práticas Baseadas em Evidências
8 - Psicopedagogia como Aliada à Inclusão: perspectivas futuras
1 - Fundamentos da Aprendizagem: Teorias e Processos
2 - Identificação e Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem I
3 - Identificação e Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem II
4 - Transtornos Específicos de Aprendizagem: Conceitos e Características Gerais
5 - Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na leitura
6 - Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na escrita
7 - Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na matemática
1 - Introdução à Prática Baseada em Evidências
2 - Práticas Baseadas em Evidências: principais tipos de estudo
3 - Busca de referências e exemplos de práticas baseadas em Evidências
4 - Práticas Baseada em evidências na Psicopedagogia
5 - Práticas baseadas em evidências no ambiente escolar
6 - Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas I
7 - Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas II
8 - Evidências das intervenções em Funções Executivas e outras habilidades
1 - Reflexões sobre a Educação Brasileira: Contexto, Desafios e Perspectivas
2 - Fundamentos da Leitura
3 - Processos de Escrita: Teorias e Práticas na Alfabetização
4 - Métodos de Alfabetização e Método Fônico de Alfabetização
5 - Estratégias de aquisição de leitura e escrita: modelos cognitivos
6 - Emília Ferreiro e as hipóteses de Construção da Escrita
7 - Avaliação das dificuldades de Leitura e Escrita: Instrumentos e Análise Diagnóstica
8 - Intervenção nas dificuldades de leitura e escrita: atividades e programas específicos
1 - Concepções sobre o ensino e aprendizagem da matemática
2 - Cognição numérica e competência aritmética: desenvolvimento
3 - Cognição númerica: BNCC e PNA
4 - Habildades Cognitivas associadas ao desempenho em matemática
5 - Dificuldades de aprendizagem na matemática. Como identificar e diferenciar dificuldades de Transtornos do Neurodesenvovimento
6 - Avaliação psicopedagógica das habilidades aritméticas: concepções sobre avaliação e uso de instrumentos padronizados
7 - Intervenções psicopedagógicas aplicadas á matemática
1 - Estrutura e função cerebral: Fundamentos neurobiológicos da cognição e do comportamento
2 - Evolução neurobiológica do cérebro: Desenvolvimento filogenético do sistema nervoso.
3 - Sistema Nervoso Central: Anatomia e fisiologia do cérebro e da medula espinhal.
4 - Anatomia da aprendizagem: Fundamentos neuroanatômicos da aquisição de conhecimento.
5 - Neuroplasticidade: Mecanismos adaptativos do sistema nervoso em resposta ao ambiente
6 - Janelas de desenvolvimento: Períodos críticos e sensíveis no desenvolvimento neurológico
7 - Aprendizagem e memória: Bases neurobiológicas da aquisição e retenção de informações
8- Funções Executivas: Controle cognitivo, planejamento e tomada de decisão no cérebro
1 - Introdução aos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Conceitos e Classificações
2 - Síndromes genéticas
3 - Transtorno do Espectro Autista (TEA)
4 - Transtorno do Espectro Autista (TEA)
5 - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
6 - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
7 - Deficiência intelectual (DI)
1 - Introdução ao Modelo Cognitivo na Avaliação Psicopedagógica
2 - O Exame Psicopedagógico: Fundamentos e Procedimentos
3 - Caracterização dos Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica
4 - O Protocolo de Avaliação Psicopedagógica: Estrutura e Aplicação
5 - As Dimensões na Avaliação Psicopedagógica: Aspectos a Considerar
6 - Compreendendo a Testagem: Prévia do Relatório Psicopedagógico
7 - Elaboração do Relatório Psicopedagógico: Componentes e Diretrizes
8 - A Devolutiva e Encaminhamentos: Estratégias para Compartilhar Resultados e Indicações
1 - Abordagens Interventivas na Psicopedagogia: prevenção, remediação e reabilitação
2 - Prevenção e Estimulação Precoce
3 - Intervenções Primárias, Secundárias e Terciárias
4 - Intervenções Psicopedagógicas Clínicas: atuação individual em Componentes Específicos
5 - Intervenções Psicopedagógicas Institucionais: atuando de forma coletiva
6 - RTI – Resposta à Intervenção para DA e TEAp
7 - Desenho Universal para a Aprendizagem
8 - Intervenções Compatíveis com Políticas Públicas
1 - Fundamentos do processo de Avaliação Psicopedagógica
2 - Raciocínio clínico análise da queixa e anamnese
3 - Avaliação das habilidades cognitivas I
4 - Avaliação das habilidades cognitivas II
5 - Avaliação das habilidades acadêmicas I
6 - Avaliação das habilidades acadêmicas II
7 - Elaboração do relatório e encaminhamentos I
8 - Elaboração do relatório e encaminhamentos I
1 - Fundamentos do processo de Avaliação Institucional I
2 - Avaliação institucional no ambiente escolar I
3 - Avaliação institucional no ambiente escolar II
4 - Avaliação institucional no ambiente hospitalar
5 - Avaliação institucional no ambiente empresarial
6 - Avaliação institucional em demais ambientes institucionais
7 - Elaboração do relatório institucional I
8 - Elaboração do relatório institucional II
1 - Fundamentos do processo de intervenção Psicopedagógica
2 - Como elaborar o Plano de Ensino Individualizado (PEI)
3 - Intervenção das habilidades cognitivas I
4 - Intervenção das habilidades cognitivas II
5 - Intervenção das habilidades acadêmicas I
6 - Intervenção das habilidades acadêmicas II
7 - Reavaliação e Atualização do PEI
8 - A alta no tratamento psicopedagógico
1 - Fundamentos do processo de Intervenção Institucional
2 - Como elaborar o plano de intervenção Institucional
3 - Intervenção institucional no ambiente escolar I
4 - Intervenção institucional no ambiente escolar II
5 - Intervenção institucional no ambiente hospitalar
6 - Intervenção institucional no ambiente empresarial
7 - Intervenção institucional em demais ambientes institucionais
8 - Reavaliação e análise da eficácia da intervenção institucional
24x de R$ 247,00
Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento com vasta experiência em avaliação e intervenção em dificuldades, transtornos específicos de aprendizagem e alterações do desenvolvimento. Diretora do Centro de Desenvolvimento Comportamental para Crianças Autistas e coordenadora pedagógica do IEPSIS.
24x de R$ 247,00
24x de R$ 247,00
2024 – Todos os direitos reservados.