A Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA é um curso voltado para profissionais que estão iniciando sua formação na área.
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é o ramo da ciência aplicada e prestação de serviços. O foco é lidar com comportamentos socialmente relevantes ao desenvolver novas habilidades e/ou intervir em comportamentos interferentes ou excessos comportamentais. Dessa forma, pretende-se favorecer a aprendizagem de novas habilidades, autonomia, socialização e inclusão social dos indivíduos nos mais variados ambientes.
1 - Apresentação do Curso e Introdução (Behaviorismo Radical, AEC e ABA)
2 - História da Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical e Seleção pelas consequências
3 - Definição de comportamento, condicionamento operante e respondente, contingência
4 - Como selecionar, definir e medir comportamentos-alvo, uso de gráficos
5 - Reforçamento positivo e negativo
6 - Reforçamento automático e mediado socialmente; classificação de reforçadores
7 - Extinção e Esquemas de reforçamento I
8 - Esquemas de reforçamento II
9 - Punição positiva e negativa
10 - Classificação de punidores
11 - Operações motivadoras
12- Controle de estímulos I
1 - Introdução a transtornos psiquiátricos da infância e adolescencia, Histórico e Diagnóstico do TEA, características e déficits associados ao TEA, Diagnóstico precoce
2 - Diagnósticos associados ao TEA, diagnóstico diferencial e comorbidades, Evidências sobre tratamentos medicamentosos
3 - Identificação de sinais precoce de TEA e Intervenção Precoce
4 - Características e déficits associados ao TEA, Intervenções baseadas em evidência e Modelo de serviço e Intervenção ABA
5 - Controle de estímulos II (discriminações simples e condicionais)
6 - Equivalência de estímulos
7 - Modelagem, modelação e encadeamento
8 - Comportamento verbal I
9 - Comportamento verbal II
10 - Comportamento governado por regras
1 - Controle de estímulos II (discriminações simples e condicionais)
2 - Equivalência de estímulos
3 - Modelagem, modelação e encadeamento
4 - Comportamento verbal I
5 - Comportamento verbal II
6 - Comportamento governado por regras
1 - Importância, definição e função de mensurar os comportamentos na ABA
2 - Medidas diretas e indiretas, togografia seleção e definição de comportamentos-alvo
3 - Dimensões mensuráveis e para medir e registrar comportamento
4 - Frequência, duração e latência; Taxa e tempo entre respostas
5 - Procedimentos de registro por amostra
6 - Selecionando sistemas de medidas; Planejando sistemas de medidas e registro
7 - Validade, confiabilidade e acurácia nos registros; Acordo entre observadores
8 - Variável dependente e independente; Gráficos de dados comportamentais (Excel) e Interpretação de dados e introdução a delineamentos experimentais
1 - Introdução à Ética e padrões profissionais, Problemas e dilemas éticos
2 - Princípios éticos; Considerações legais versus éticas; Regulamentação profissional
3 - Visão geral dos códigos de ética do BACB® e do QABA®
4 - 1.0 Conformidade e 2.0 Competência - Código de Conduta Ética do QABA®
5 - 3.0 Privacidade/Confidencialidade e 4.0 Prestação de serviços Código do QABA®
6 - 5.0 Responsabilidades para com clientes e 6.0 Relações Humanas - Código do QABA®
7 - 7.0 Supervisão e Treinamento - Código de Conduta Ética do QABA®
8 - 8.0 Manutenção de registros e taxas, 9.0 Declarações Públicas e 10.0 Pesquisa - QABA®
1 - Identificação do problema e avaliação preliminar (variáveis biológicas, revisão de dados)
2 - Recomendações de serviço baseadas em avaliação, Avaliação direta e indireta
3 - Avaliação de preferência e Avaliação de repertório
4 - Seleção de objetivos comportamentais, validade social e priorização de alvos
5 - Avaliação funcional I
6 - Avaliação funcional II
7 - Análise funcional I
8 - Análise funcional II
1- Reforçamento (aplicado) e DTT
2 - Arranjos de operante livre, ensino
incidental e naturalístico
3 - Dica e esvanecimento de dica, aprendizagem sem erro
4 - Discriminação, generalização, Discriminações condicionais (MTS)
5 - Formação de classes e Equivalência de estímulos e leitura
6 - Ensino de leitura e escrita baseado em equivalência de estímulos
7 - Comportamento verbal (aplicado)
8 - Pré-requisitos para o desenvolvimento verbal e treino de operantes verbais
9 - Ensino de habilidades de autocuidado e Análise de tarefas
10 - Treino de imitação, modelação e vídeo modelação
1 - Selecionando intervenções
2 - Sistemas de medidas e definição de objetivos de redução, Plano de intervenção
3 - Reforçamento, extinção e lei da igualação (aplicado)
4 - Punição e efeitos indesejáveis da punição
5 - Reforçamento diferencial e Treino de comunicação funcional
6 - Intervenções antecedentes e NCR; procedimentos de intervenção física e segurança
7 - Monitorando o progresso do cliente e integridade/fidelidade da intervenção
8 - Tomada de decisão baseada em dados, análise de gráficos e exemplos clínicos
1 - Estratégias antecedentes, eventos de contexto e NCR
2 - Treino de comunicação funcional e Intervenções padrão
1 - Equipe interdisciplinar e Intervenção ABA
2 - Importância da intervenção na área motora, objetivos motores
3 - Comportamento verbal, CAA e tipos de suporte
4 - Como utilizar recursos de CAA, aplicação e adaptação de programas
5 - Análise do Comportamento e Educação
6 - PEI e Inclusão escolar
1 - Importância da supervisão, Funções do aplicador, coordenador e supervisor
2 - Avaliação e objetivos de supervisão, Planejamento da supervisão
3 - Treinamento e supervisão baseados em competência, BST
4 - Monitoramento de desempenho e feedback; Desenvolvimento profissional
1 - Introdução ao conhecimento científico; Tipos de revisão de literatura
2 - Etapas de construção da pesquisa bibliográfica, tema, problema de pesquisa e objetivos
3 - Projeto de pesquisa; Etapas de elaboração do Artigo Científico
4 - Revisão de literatura e Resenha de Artigo Científico
Psicóloga e Mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).
Durante o doutorado realizou estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) na Columbia University, sob supervisão do Prof. Dr. Douglas Greer, em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com ênfase em Desenvolvimento de Comportamento Verbal e Intervenção Precoce. Analista do Comportamento Certificada nível doutorado (Board Certified Behavior Analyst – BCBA-D®️) desde 2017.
Daniela tem publicações na área de controle de estímulos e equivalência de estímulos, além de atuar como revisora de artigos científicos em revistas especializadas. Na área aplicada, possui experiência com atendimentos e supervisão clínica de casos em intervenção precoce e infantil, supervisão de profissionais para fins de certificação, treinamento e supervisão de equipes.
Já atuou em diversas posições de liderança como Diretora de Processos Clínicos e Diretora Clínica Geral (Chief Clinical Officer) no Grupo Método. Atualmente é Consultora Clínica no Grupo Método e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do IEPSIS.
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