PÓS-GRADUAÇÃO

Análise do Comportamento Aplicada - ABA

Público-alvo:

Psicólogos, terapeutas, médicos, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todo e qualquer profissional da saúde e educação.

SOBRE O CURSO

A Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA é um curso voltado para profissionais que estão iniciando sua formação na área.

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é o ramo da ciência aplicada e prestação de serviços. O foco é lidar com comportamentos socialmente relevantes ao desenvolver novas habilidades e/ou intervir em comportamentos interferentes ou excessos comportamentais. Dessa forma, pretende-se favorecer a aprendizagem de novas habilidades, autonomia, socialização e inclusão social dos indivíduos nos mais variados ambientes.

24x de R$597,00

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Disciplina 1 - Fundamentos, Princípios e Conceitos da Análise do Comportamento I

1 - Apresentação do Curso e Introdução (Behaviorismo Radical, AEC e ABA)

2 - História da Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical e Seleção pelas consequências

3 - Definição de comportamento, condicionamento operante e respondente, contingência

4 - Como selecionar, definir e medir comportamentos-alvo, uso de gráficos

5 - Reforçamento positivo e negativo

6 - Reforçamento automático e mediado socialmente; classificação de reforçadores

7 - Extinção e Esquemas de reforçamento I

8 - Esquemas de reforçamento II

9 - Punição positiva e negativa

10 - Classificação de punidores

11 - Operações motivadoras

12- Controle de estímulos I

Disciplina 2 - Noções Básicas sobre TEA

1 - Introdução a transtornos psiquiátricos da infância e adolescencia, Histórico e Diagnóstico do TEA, características e déficits associados ao TEA, Diagnóstico precoce

2 - Diagnósticos associados ao TEA, diagnóstico diferencial e comorbidades, Evidências sobre tratamentos medicamentosos

3 - Identificação de sinais precoce de TEA e Intervenção Precoce

4 - Características e déficits associados ao TEA, Intervenções baseadas em evidência e Modelo de serviço e Intervenção ABA

5 - Controle de estímulos II (discriminações simples e condicionais)

6 - Equivalência de estímulos

7 - Modelagem, modelação e encadeamento

8 - Comportamento verbal I

9 - Comportamento verbal II

10 - Comportamento governado por regras

Disciplina 3 - Fundamentos, Princípios e Conceitos da Análise do Comportamento II

1 - Controle de estímulos II (discriminações simples e condicionais)

2 - Equivalência de estímulos

3 - Modelagem, modelação e encadeamento

4 - Comportamento verbal I

5 - Comportamento verbal II

6 - Comportamento governado por regras

Disciplina 4 - Medidas e Registro de Comportamento

1 - Importância, definição e função de mensurar os comportamentos na ABA

2 - Medidas diretas e indiretas, togografia seleção e definição de comportamentos-alvo

3 - Dimensões mensuráveis e para medir e registrar comportamento

4 - Frequência, duração e latência; Taxa e tempo entre respostas

5 - Procedimentos de registro por amostra

6 - Selecionando sistemas de medidas; Planejando sistemas de medidas e registro

7 - Validade, confiabilidade e acurácia nos registros; Acordo entre observadores

8 - Variável dependente e independente; Gráficos de dados comportamentais (Excel) e Interpretação de dados e introdução a delineamentos experimentais

Disciplina 5 - Conduta Ética e Profissional de Analistas do Comportamento

1 - Introdução à Ética e padrões profissionais, Problemas e dilemas éticos

2 - Princípios éticos; Considerações legais versus éticas; Regulamentação profissional

3 - Visão geral dos códigos de ética do BACB® e do QABA®

4 - 1.0 Conformidade e 2.0 Competência - Código de Conduta Ética do QABA®

5 - 3.0 Privacidade/Confidencialidade e 4.0 Prestação de serviços Código do QABA®

6 - 5.0 Responsabilidades para com clientes e 6.0 Relações Humanas - Código do QABA®

7 - 7.0 Supervisão e Treinamento - Código de Conduta Ética do QABA®

8 - 8.0 Manutenção de registros e taxas, 9.0 Declarações Públicas e 10.0 Pesquisa - QABA®

Disciplina 6 - Avaliação Comportamental

1 - Identificação do problema e avaliação preliminar (variáveis biológicas, revisão de dados)

2 - Recomendações de serviço baseadas em avaliação, Avaliação direta e indireta

3 - Avaliação de preferência e Avaliação de repertório

4 - Seleção de objetivos comportamentais, validade social e priorização de alvos

5 - Avaliação funcional I

6 - Avaliação funcional II

7 - Análise funcional I

8 - Análise funcional II

Disciplina 7 - Aquisição e Manutenção de Comportamento

1- Reforçamento (aplicado) e DTT

2 - Arranjos de operante livre, ensino

incidental e naturalístico 3 - Dica e esvanecimento de dica, aprendizagem sem erro

4 - Discriminação, generalização, Discriminações condicionais (MTS)

5 - Formação de classes e Equivalência de estímulos e leitura

6 - Ensino de leitura e escrita baseado em equivalência de estímulos

7 - Comportamento verbal (aplicado)

8 - Pré-requisitos para o desenvolvimento verbal e treino de operantes verbais

9 - Ensino de habilidades de autocuidado e Análise de tarefas

10 - Treino de imitação, modelação e vídeo modelação

Disciplina 8 - Intervenção para Redução de Comportamento

1 - Selecionando intervenções

2 - Sistemas de medidas e definição de objetivos de redução, Plano de intervenção

3 - Reforçamento, extinção e lei da igualação (aplicado)

4 - Punição e efeitos indesejáveis da punição

5 - Reforçamento diferencial e Treino de comunicação funcional

6 - Intervenções antecedentes e NCR; procedimentos de intervenção física e segurança

7 - Monitorando o progresso do cliente e integridade/fidelidade da intervenção

8 - Tomada de decisão baseada em dados, análise de gráficos e exemplos clínicos

Disciplina 9 - Intervenções Antecedentes

1 - Estratégias antecedentes, eventos de contexto e NCR

2 - Treino de comunicação funcional e Intervenções padrão

Disciplina 10 - Equipe Interdisciplinar

1 - Equipe interdisciplinar e Intervenção ABA

2 - Importância da intervenção na área motora, objetivos motores

3 - Comportamento verbal, CAA e tipos de suporte

4 - Como utilizar recursos de CAA, aplicação e adaptação de programas

5 - Análise do Comportamento e Educação

6 - PEI e Inclusão escolar

Disciplina 11 - Treinamento e Supervisão de Equipe

1 - Importância da supervisão, Funções do aplicador, coordenador e supervisor

2 - Avaliação e objetivos de supervisão, Planejamento da supervisão

3 - Treinamento e supervisão baseados em competência, BST

4 - Monitoramento de desempenho e feedback; Desenvolvimento profissional

Disciplina 12 - Metodologia da Pesquisa Científica

1 - Introdução ao conhecimento científico; Tipos de revisão de literatura

2 - Etapas de construção da pesquisa bibliográfica, tema, problema de pesquisa e objetivos

3 - Projeto de pesquisa; Etapas de elaboração do Artigo Científico

4 - Revisão de literatura e Resenha de Artigo Científico

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COORDENAÇÃO

Dra. Daniela Canovas

Psicóloga e Mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).

Durante o doutorado realizou estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) na Columbia University, sob supervisão do Prof. Dr. Douglas Greer, em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com ênfase em Desenvolvimento de Comportamento Verbal e Intervenção Precoce. Analista do Comportamento Certificada nível doutorado (Board Certified Behavior Analyst – BCBA-D®️) desde 2017.

Daniela tem publicações na área de controle de estímulos e equivalência de estímulos, além de atuar como revisora de artigos científicos em revistas especializadas. Na área aplicada,  possui experiência com atendimentos e supervisão clínica de casos em intervenção precoce e infantil, supervisão de profissionais para fins de certificação, treinamento e supervisão de equipes.

Já atuou em diversas posições de liderança como Diretora de Processos Clínicos e Diretora Clínica Geral (Chief Clinical Officer) no Grupo Método. Atualmente é Consultora Clínica no Grupo Método e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do IEPSIS.

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Perguntas Frequentes

Qual é a duração das pós-graduações?
As pós-graduações têm duração de 18 meses e você terá acesso à plataforma de estudos por 26 meses. Com exceção da pós-graduação em ABA, que tem duração de 24 meses.
As pós-graduações têm carga horária total de 360 horas, com exceção da pós-graduação em ABA que tem 420 horas e a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional que tem 600 horas.
As pós-graduações são 100% EAD, de forma síncrona e assíncrona. Você terá aulas gravadas com som e imagem de cinema, e encontros online e ao vivo a cada 15 dias com 2 horas de duração. Em todas as disciplinas você terá vídeos obrigatórios das aulas, vídeos complementares, materiais de apoio, indicações de leitura e uma atividade avaliativa por disciplina. Não existe nenhuma aula ou atividade que seja feita de maneira presencial.
As pós-graduações não tem TCC. Por lei, o TCC não é mais obrigatório para conclusão de cursos de pós graduação lato-sensu, EAD ou não. A regra passou a valer a partir de 2018, com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018. Com exceção da pós-graduação em ABA que tem um trabalho final de conclusão com uma resenha.
Qualquer profissional que tenha uma graduação já concluída. Não é possível fazer uma de nossas especializações sem ter uma graduação. E para a pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista, Neuropsicofarmacologia e ABA, é preciso ter o CRM pois essa especialização é voltada aos médicos.
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