TEA

Pós-graduação
Transtorno do Espectro do Autismo

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) (2014) o TEA, Transtorno do Espectro do Autismo, é marcado por prejuízos na comunicação e interação social (Critério A) e por presença de padrões comportamentais, interesses, atividades restritas e repetitivas (Critério B). Sendo esses sintomas presentes desde o início da infância, prejudicando e limitando o funcionamento diário (Critérios C e D). O diagnóstico deve ser realizado através de múltiplas fontes de informação, incluindo observação direta da criança e entrevistas com pais e cuidadores.  O manual ainda acrescenta que dentre outras características estão a atenção compartilhada prejudicada, dificuldades para gesticular e comprometimento intelectual.

Reconhecimento

Curso reconhecido pelo MEC e currículo de acordo com as diretrizes da ABPMC

Suporte

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Aulas ao vivo e total interação com os professores

Contatos

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Informações Gerais

Dessa maneira, vemos que o transtorno é caracterizado pela ausência de repertórios comportamentais como déficits na comunicação e prejuízo no estabelecimento de interações sociais da criança com seu ambiente; como também pela presença de comportamentos motores repetitivos (estereotipias), como balançar as mãos e girar objetos e a repetição de sons sem intenção comunicativa ou a repetição de frases ou palavras descontextualizadas (ecolalia) e presença de padrões fixos como intolerância a mudança e apego excessivo a rotinas.

Além disso, crianças com autismo podem apresentar ainda dificuldades para se colocar no lugar do outro e entender como a outra pessoa se sente em determinada situação, supor o que os outros estão pensando, ser capaz de prever o que vai ocorrer, não gostar de contato físico, andar na ponta dos pés, sentir aversão a barulhos, ter instabilidade de humor, alterações sensoriais, preferencia por brincadeiras relacionadas a empilhar ou enfileirar coisas, dificuldades na motricidade fina, dentre outros.

Sendo assim, são sobre essas características que a equipe multidisciplinar, que pode ser composta por psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, médico, pedagogo; dentre outros, vai agir na tentativa de ampliar o repertório comportamental e ensinar habilidades; tais como: imitar, seguir instruções, sentar, manter contato visual, brincar, manter o equilíbrio corporal, reconhecer objetos, tomar banho, usar o toalete, adquirir habilidades sociais e de comunicação, ler e escrever, por exemplo, que facilitarão a aprendizagem, o desenvolvimento e a vida da criança em diferentes aspectos.

Por outro lado, a equipe vai agir também para minimização e substituição de comportamentos problemas, como birra, auto e hétero agressão; muito comuns em pessoas com TEA; por comportamentos adequados. Em alguns casos é necessário tratamento medicamentoso realizado por um psiquiatra ou neuropediatra.  

É importante salientar que pais, professores e profissionais da saúde devem estar atentos aos sinais de atraso no desenvolvimento da criança para identificá-los e buscar ajuda profissional especializada o quanto antes, pois mesmo que não haja diagnóstico fechado ainda, a estimulação terapêutica adequada pode e deve ser provida nesses casos.

Diante do exposto, fica evidente a importância da utilização no tratamento de procedimentos que possibilitem a minimização ou superação das dificuldades presentes no repertório de pessoas com autismo, pois, dessa maneira, pode-se contribuir para o ensino de habilidades e comportamentos importantes ao bom desenvolvimento dessas pessoas enquanto seres humanos.

Assim, a pós-graduação em Transtorno do Espectro do Autismo visa oferecer importantes contribuições no que concerne a qualificação profissional nas múltiplas áreas do saber, tendo como objetivo máximo o desenvolvimento de habilidades profissionais que contribuam para um atendimento especializado de qualidade e que impacte positiva e diretamente no desenvolvimento, na aprendizagem e na vida dessas crianças e de suas famílias

Objetivo Geral:

Formar do ponto de vista multiprofissional e interdisciplinar, profissionais especializados no Transtorno do Espectro do Autismo.

Objetivos Específicos:

Estudar os principais modelos terapêuticos de intervenção aplicados ao TEA;

Capacitar profissionais de múltiplas áreas para o atendimento a criança com TEA;

Estudar as características motoras, sensoriais, de linguagem, cognitiva, neural e comportamental do transtorno;

Contribuir para a formação profissional e o desenvolvimento de protocolos de intervenção eficazes e baseados em experimentação científica;

Público alvo:

Graduados na área de Educação, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Medicina, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia e licenciados em áreas afins.

Módulos do curso

*O calendário letivo será definido de acordo com a grade publicada, podendo a Contratada promover a alteração de turmas, horários de aula, calendário escolar, agrupamento de classes, bem como outras medidas pedagógicas que por razões de ordem administrativa ou pedagógica se fizerem necessárias, mantidas as restrições legais e contratuais atinentes.

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