Abordagem Ampla
Você vai entender o desenvolvimento infantil nas áreas: motora, sensorial, de linguagem, cognitiva, neural e comportamental;
Qualificação
O curso contribui para a sua formação, qualificação e capacitação para intervenção profissional dentro da sua áreas de formação;
Intervenções efetivas
Você vai estudar as estratégias de intervenção para os principais transtornos, síndromes e alterações no neurodesenvolvimento, comportamento e na aprendizagem infantil.
Informações Gerais
Ante ao crescente número de casos de crianças diagnosticadas com alterações (genéticas, neurológicas, comportamentais etc.) que impactam na aprendizagem e em seu desenvolvimento, faz-se necessário a existência de cursos de pós-graduações que visem munir a equipe multiprofissional de conhecimentos técnicos e práticos para o atendimento a essa população e as suas necessidades específicas. Esse atendimento deve ser pautado, vigorosamente, nas evidências empíricas oferecidas pela ciência e por técnicas e métodos respaldados por experimentação.
Diante disso, a pós-graduação em Neurodesenvolvimento Infantil Atípico: Comportamento e Aprendizagem visa oferecer importantes contribuições no que concerne a qualificação profissional nas múltiplas áreas do saber, tendo como objetivo máximo o desenvolvimento de habilidades profissionais que contribuam para um atendimento especializado e de qualidade que impacte positiva e diretamente no desenvolvimento, na aprendizagem e na vida dessas crianças e de suas famílias.
OBJETIVO: Contribuir para a formação profissional e o desenvolvimento de protocolos de intervenção eficazes e baseados em experimentação científica; Entender o desenvolvimento infantil nas áreas: motora, sensorial, de linguagem, cognitiva, neural e comportamental; Contribuir para a formação, qualificação e intervenção de profissionais que atuem em diferentes áreas de formação; Estudar as estratégias de intervenção para os principais transtornos, síndromes e alterações no neurodesenvolvimento, comportamento e na aprendizagem infantil.
PÚBLICO ALVO: Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Pedagogos, Médicos e licenciados em áreas afins.
Tópicos Básicos e Avançados em Neuropsicologia |
O Desenvolvimento típico e os marcos do desenvolvimento humano |
Psicofarmacologia no Desenvolvimento Infantil Atípico |
Bases Neuro-Comportamentais da Aprendizagem |
Transtornos de Comunicação e o Ensino de Comunicação Alternativa |
O Desenvolvimento Motor e suas Alterações |
Transtorno do Processamento Sensorial |
Manejo de Comportamentos-Problemas |
T21, TDAH e TEA |
Dificuldades de Aprendizagem: Leitura e Escrita |
O Ensino Estruturado e a Adaptação Curricular: Facilitando a Aprendizagem |
Metodologia Científica |