• Apresentação

Nas últimas décadas, houve o aumento do interesse científico e social acerca do autismo e diante disso diversas perspectivas têm surgido para tratamento do TEA. Entretanto, Foxx (2008) apontou que as intervenções baseadas na Análise do Comportamento (AC) são as únicas que produzem efeitos duradouros e abrangentes. Um dos campos dessa ciência, a Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA), pode ser entendida como:

(…) a ciência em que táticas derivadas dos princípios do comportamento são aplicadas sistematicamente para melhorar comportamentos de relevância social e a experimentação é usada para identificar variáveis responsáveis pela mudança comportamental. (COOPER et al., 2007, p. 20)

Dessa definição podemos entender que a ABA pode ser empregada para lidar com qualquer comportamento socialmente relevante incluindo o autismo e todas as dificuldades presentes em seu quadro com o intuito de favorecer o desenvolvimento de um repertório abrangente de habilidades e, também, para reduzir repertórios inadequados que dificultam tanto a aprendizagem quanto a socialização dessa população nos mais variados ambientes.

• Objetivo Geral

Disseminar práticas interventivas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo e contribuir para a formação da equipe interdisciplinar nessa área de atuação.

 

• Público-Alvo

Enfermeiros, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Pedagogos, Médicos e licenciados em áreas afins.

• Estrutura do Curso*

  • Análise do Comportamento: Filosofia, Ciência e Prestação de Serviços.
  • Transtorno do Espectro do Autismo: Aspectos Diagnósticos e Comportamentais
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA
  • Comportamento Verbal
  • Protocolos de Avaliação de Repertório Inicial
  • O Ensino por Tentativas Discretas e o Ensino Incidental
  • O Ensino de Habilidades Sociais e de Brincar
  • Interdisciplinaridade: TEA e Comunicação
  • O Ensino de Habilidades de Autocuidados
  • O Ensino de Habilidades Acadêmicas: Leitura e Escrita
  • Elaboração de Programas de Ensino e Coleta de Dados
  • Condutas Ético-Profissionais em Análise do Comportamento
  • Manejo de Comportamentos Problemas

*O calendário letivo será definido de acordo com a grade publicada, podendo a Contratada promover a alteração de turmas, horários de aula, calendário escolar, agrupamento de classes, bem como outras medidas pedagógicas que por razões de ordem administrativa ou pedagógica se fizerem necessárias, mantidas as restrições legais e contratuais atinentes.

• Valor do Curso e Duração:

17 parcelas de R$ 450,00 ou 400,00 até o vencimento. O vencimento é dia 05 de cada mês.

• Processo de Matrícula:

Para realização da matrícula será necessária apresentação dos seguintes documentos na aula magna:
• Contrato assinado em 3 vias;
• Duas fotos 3x4.

Cópias simples de:
• RG;
• CPF;
• Comprovante de Residência;
• Certidão de Nascimento ou de Casamento;
• Currículo Profissional.

Cópias autenticadas de:
• Diploma ou Declaração de Conclusão da Graduação;
• Histórico Escolar.

• Coordenação:

Coordenação: Jacinto Pereira de Araújo Neto – CRP 15 3274

E-mail de contato: posgraduacao@inclusioncursos.com.br

Tenho interesse nesse curso

AUTORIZADO PELO M.E.C.

Esse curso de pós-graduação foi desenvolvido e é oferecido pela Faculdade INESP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

Quero fazer esse curso de pós-graduação

Clique no botão abaixo e dê um passo importante na sua carreira