Salvador (BA)

360 horas

25 de Agosto de 2019

Módulos, datas e corpo docente:

DISCIPLINAS PERÍODO PROFESSOR ESPECIALIDADE
Análise do Comportamento: Filosofia, Ciência e Prestação de Serviços. 25 e 26 de agosto Dr. Leonardo Marques Psicologia

 

Transtorno do Espectro do Autismo: Aspectos Diagnósticos e Comportamentais 22 e 23 de Setembro Esp. Ivan de Souza Araújo Medicina

(Psiquiatra)

 

Interdisciplinaridade I: TEA e Linguagem 20 e 21 de outubro Ma. Laura Giotto Fonoaudiologia
Comportamento Verbal 17 e 18 de novembro Ma. Luana Flor Psicologia

 

Protocolos de Avaliação de Repertório Inicial 01 e 02 de dezembro Dra. Bruna Colombo Psicologia

 

O Ensino por Tentativas Discretas e o Ensino Incidental 19 e 20 de janeiro Dra. Bruna Colombo Psicologia

 

O Ensino de Habilidades Sociais e de Brincar 16 e 17 de fevereiro Me. Adriano Barboza Psicologia

 

Metodologia da Pesquisa Científica 16 de março Esp. Ricardo Castello
O Ensino de Habilidades de Autocuidados 20 e 21 de abril Me. Maria Elisa Kusano Terapia Ocupacional
O Ensino de Habilidades Acadêmicas: Leitura e Escrita 18 e 19 de maio Dra. Carmem Bandini Psicologia

 

Elaboração de Programas de Ensino e Coleta de Dados 01 e 02 de junho Me. Adriano Barboza Psicologia
Condutas Ético-Profissionais em Análise do Comportamento

 

20 e 21 de julho Dr. Rodrigo Caldas Psicologia

 

Manejo de Comportamentos Problemas 17 e 18 de agosto Mestrando

Jacinto Neto

Psicologia
Interdisciplinaridade II: TEA e Comunicação Alternativa 21 e 22 de Setembro Esp. Júlia Tognozzi Fonoaudiologia
Produção do Artigo Científico 3 meses

*O calendário letivo será definido de acordo com a grade publicada, podendo a Contratada promover a alteração de turmas, horários de aula, calendário escolar, agrupamento de classes, bem como outras medidas pedagógicas que por razões de ordem administrativa ou pedagógica se fizerem necessárias, mantidas as restrições legais e contratuais atinentes.

Valor do Curso e Duração:

17 parcelas de R$ 450,00 ou 400,00 até o vencimento. O vencimento é dia 05 de cada mês.

Processo de Matrícula:

Para realização da matrícula será necessária apresentação dos seguintes documentos na aula magna:

Contrato assinado em 2 vias, duas fotos 3x4;

Cópias simples de: RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Título de eleitor e certificado de reservista (para homens);

Cópias autenticadas de: Diploma e Histórico Escolar de Graduação.

Informações sobre o corpo docente

Adriano Barboza: Doutorando (2015-atual) e Mestre (2015) em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente realiza estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES) na Utah State University (USU – EUA). Integrante do projeto APRENDE e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de tecnologia comportamental; Intervenção analítico-comportamental; Comportamento Verbal; Ensino de crianças com atraso no desenvolvimento e Ensino de cuidadores.

Bruna Colombo: possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Em 2009 foi aluna especial do programa de Mestrado em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2012). Doutora pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, da Universidade Federal do Pará, com período sanduiche na Harvard University e B. F. Skinner Foundation. Trabalha com indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Áreas de interesse: pesquisa histórico conceitual, análise experimental do comportamento e TEA.

Carmem Bandini: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e realizou mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Mente, atuando principalmente em temas relativos ao Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, como Comportamento Verbal e Variabilidade. Também tem experiência na área de Psicologia Experimental, principalmente em projetos que envolvem aquisição de comportamento verbal. Atualmente é professora do curso de Psicologia no Centro Universitário Cesmac de Maceió e coordenadora dos laboratórios de Psicologia Experimental (LAPEX) e Laboratório de Análise Experimental e Aplicada do Comportamento (LAEAC) na mesma instituição. É também professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Desenvolve pesquisas na área de programação de ensino e de aquisição de repertórios de leitura e escrita e de contação de histórias. Professora do mestrado em ensino e saúde da Uncisal. Possui vasta experiência no desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias para crianças com atraso no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.

Laura Giotto: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2000), Aprimoramento em Neurologia pela Universidade Júlio de Mesquita/UNESP (2003) e mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2007). Atualmente é docente – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do Centro Universitário Jorge/UNIJORGE e dos cursos de graduação em Fonoaudiologia da União Metropolitana de Educação e Cultura/UNIME. Coordenou o curso Residência não Médica Multiprofisional em Neonatologia da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Especialização em Neurologia aplicada Fonoaudiologia Hospitalar da Faculdade Anísio Teixeira/FAT. É docente dos cursos de pós graduação em psicopedagogia da UNIFACS e especialização em linguagem do IDE Cursos. Ë fonoaudióloga e diretora da Clínica ConVIda. Associada da Associação Brasileira de Dislexia, e Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem oral e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, avaliação fonoaudiológica, diagnóstico fonoaudiológico e intervenção nos distúrbios da linguagem oral, escrita e aprendizagem.

Luana Flor: Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (2012) também pela USP. Atua na área acadêmica desde 2012, como professora de graduação e pós-graduação de diversas disciplinas relacionadas a Análise do Comportamento e Terapia Analítico Comportamental, lecionando em faculdades de São Paulo e de Salvador. Atualmente, além da atuação como psicoterapeuta, leciona no curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa e na pós graduação em Terapia Analítico Comportamental na Unijorge. Integrante da diretoria executiva da ABPMC – Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental na gestão 2017-2018. Tem experiência na área de Psicologia Clínica atuando como terapeuta e supervisora desde 2008.

Leonardo Marques: Pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (CAEd), no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC – USP, São Carlos – SP). Doutor em Psicologia (UFSCar) e Professor Adjunto do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência no estudo dos processos de aprendizagem de habilidades acadêmicas. Com foco na interface da Computação e a Educação. Atualmente pesquisa sobre os seguintes temas: programação de ensino, alfabetização, jogos educacionais e gamificação como elemento de motivação acadêmica e uso de Inteligência Artificial para o Ensino de Leitura.

Pauliana Rodrigues: Graduada em PSICOLOGIA pelo Centro Universitário CESMAC-AL (2012). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2016). Área de atuação em Psicologia Educacional, na área de Análise Experimental, com ênfase em ensino de leitura e escrita com pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, com foco na avaliação e ensino da consciência fonológica e na informatização de ensino. Trabalha com clínica infantil com experiência na atuação de crianças com TEA.

Ivan Araújo: possui graduação pela Universidade do Sudoeste da Bahia (2010), residência médica em Psiquiatria (2012 – 2015) e Psiquiatria da Infância e Adolescência (2015 – 2016) Hospital Juliano Moreira. Professor de Psiquiatria do Curso de Medicina da Universidade de Salvador. Diretor Clínico do Pronto Atendimento Psiquiátrico de Salvador do Município de Salvador.

Jacinto Neto: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Teorias e Técnicas Comportamentais, Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo, Especialista em Síndrome de Down. Formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA. Mestrando em Educação pela Universidade de Santiago-Chile. Coordenador de pós-graduações em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo pela Faculdade INESP (Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa), membro fundador do Instituto de Análise do Comportamento de Alagoas (IAC) e supervisor da Associação de Amigos dos Autistas de Alagoas (AMA-AL).

Rodrigo Caldas: Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2006), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Exp. AC. pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). , atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, cultura, metacontingência, análise do comportamento, psicologia experimental e pesquisa e ensino.

Tenho interesse nesse curso

 

AUTORIZADO PELO M.E.C.

Esse curso de pós-graduação foi desenvolvido e é oferecido pela Faculdade INESP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

Quero fazer esse curso de pós-graduação

Clique no botão abaixo e dê um passo importante na sua carreira