Natal (RN)

360 horas

28 de Julho de 2019

Módulos, datas e corpo docente

DISCIPLINAS PERÍODO PROFESSOR ESPECIALIDADE
Análise do Comportamento: Filosofia, Ciência e Prestação de Serviços. 28 de julho Dr. Robson Fagianni Psicologia

 

Transtorno do Espectro do Autismo: Aspectos Diagnósticos e Comportamentais 18 e 19 de agosto Esp. Adson Cordeiro Medicina

(Psiquiatra)

 

Metodologia da Pesquisa Científica 22 de setembro  

 

Comportamento Verbal 20 e 21 de outubro Dr. Christian Vich Psicologia
Interdisciplinaridade I: TEA e Linguagem 24 e 25 de novembro Ma. Juliana Rocha Fonoaudiologia

 

Protocolos de Avaliação de Repertório Inicial 08 e 09 de dezembro Me. André Barboza Psicologia

 

O Ensino por Tentativas Discretas e o Ensino Incidental 19 e 20 de janeiro de 2019 Psicologia

 

O Ensino de Habilidades de Autocuidados 23 e 24 de fevereiro Me. Maria Elisa Kusano Terapia Ocupacional

 

O Ensino de Habilidades Acadêmicas: Leitura e Escrita 23 e 24 de março Dra. Carmem Bandini

 

Psicologia

 

O Ensino de Habilidades Sociais e de Brincar 27 e 28 de abril Dra. Bruna Colombo Psicologia

 

Interdisciplinaridade II: TEA e Comunicação Alternativa 18 e 19 de Maio Esp. Júlia Tognozzi Fonoaudiologia

 

Elaboração de Programas de Ensino e Coleta de Dados 29 e 30 de Junho Me. Adriano Barboza Psicologia

 

Condutas Ético-Profissionais em Análise do Comportamento 20 e 21 de julho Dr. Leonardo Marques

(professor convidado)

Psicologia

 

Manejo de Comportamentos Problemas 17 e 18 de agosto Mestrando Jacinto Neto Psicologia

 

*O calendário letivo será definido de acordo com a grade publicada, podendo a Contratada promover a alteração de turmas, horários de aula, calendário escolar, agrupamento de classes, bem como outras medidas pedagógicas que por razões de ordem administrativa ou pedagógica se fizerem necessárias, mantidas as restrições legais e contratuais atinentes.

Valor do Curso e Duração:

17 parcelas de R$ 450,00 ou 400,00 até o vencimento. O vencimento é dia 05 de cada mês.

Processo de Matrícula:

Para realização da matrícula será necessária apresentação dos seguintes documentos na aula magna:

Contrato assinado em 2 vias, duas fotos 3x4;

Cópias simples de: RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Título de eleitor e certificado de reservista (para homens);

Cópias autenticadas de: Diploma e Histórico Escolar de Graduação.

Informações sobre o corpo docente

Adriano Barboza: Doutorando (2015-atual) e Mestre (2015) em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente realiza estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES) na Utah State University (USU – EUA). Integrante do projeto APRENDE e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de tecnologia comportamental; Intervenção analítico-comportamental; Comportamento Verbal; Ensino de crianças com atraso no desenvolvimento e Ensino de cuidadores.

André Barbosa: Possui graduação em Psicologia pela UNIT-Universidade Tiradentes, Especialização em Psicopedagogia-FAEL, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, é supervisor do núcleo de psicologia e pedagogia da AMA-Associação de Amigos do Autista de Alagoas, membro da Associação Brasileira de Análise do Comportamento-ACBr, possui formação em Autismo e Intervenção Comportamental (ABA) – ITCR/São Paulo (Instituto de Terapia por contingências de Reforço). Formação em ABA e Transtorno do Espectro do Autismo – UFAL. Formação em Psicopatologia e Psicofarmacologia em Análise do Comportamento – IAC/AL, Formação no Modelo Educacional da AMA de São Paul. Atualmente é psicólogo clínico e professor de pós-graduação em Psicopedagogia pela UNIT e em ABA e Autismo pelo INESP.

Bruna Colombo: possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Em 2009 foi aluna especial do programa de Mestrado em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2012). Doutora pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, da Universidade Federal do Pará, com período sanduiche na Harvard University e B. F. Skinner Foundation. Trabalha com indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Áreas de interesse: pesquisa histórico conceitual, análise experimental do comportamento e TEA.

Carmem Bandini: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e realizou mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Mente, atuando principalmente em temas relativos ao Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, como Comportamento Verbal e Variabilidade. Também tem experiência na área de Psicologia Experimental, principalmente em projetos que envolvem aquisição de comportamento verbal. Atualmente é professora do curso de Psicologia no Centro Universitário Cesmac de Maceió e coordenadora dos laboratórios de Psicologia Experimental (LAPEX) e Laboratório de Análise Experimental e Aplicada do Comportamento (LAEAC) na mesma instituição. É também professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Desenvolve pesquisas na área de programação de ensino e de aquisição de repertórios de leitura e escrita e de contação de histórias. Professora do mestrado em ensino e saúde da Uncisal. Possui vasta experiência no desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias para crianças com atraso no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.

Christian Vichi: Professor adjunto III da Universidade Federal do Vale do São Francisco e coordenador do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da Univasf. Licenciado em Psicologia (2000) e Psicólogo (2001) pela Universidade São Francisco; Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP (2004) e Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2012). Líder do Grupo de Pesquisa Conceitual, Básica e Aplicada em Análise do Comportamento da Univasf. Professor e coordenador do curso de Mestrado em Psicologia da Univasf. Pesquisa processos básicos em comportamento social e seleção cultural e tem interesse por bases históricas e epistemológicas da psicologia e da análise do comportamento, objeções ao behaviorismo, comportamento verbal e análise do comportamento aplicada.

Jacinto Neto: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Teorias e Técnicas Comportamentais, Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo, Especialista em Síndrome de Down. Formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA. Mestrando em Educação pela Universidade de Santiago. Coordenador de pós-graduações em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo pela Faculdade INESP (Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa), membro fundador do Instituto de Análise do Comportamento de Alagoas (IAC) e supervisor da Associação de Amigos dos Autistas de Alagoas (AMA-AL).

Julia Tognozzi: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo.  Especialista em Análise do Comportamento Aplicada à Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e/ou com Atraso no Desenvolvimento Intelectual pelo Instituto Lahmiei da Universidade de São Carlos. Fonoaudióloga do Grupo Método – Intervenção Comportamental, São Paulo. Experiência em Comunicação Suplementar Alternativa, utilização de recursos da CSA nas terapias de linguagem, planejamento e elaboração de materiais. Áreas de interesse: Comunicação, Análise do Comportamento Aplicada, Comunicação Suplementar Alternativa  Ensino naturalístico, TEA, Desenvolvimento típico e atípico da fala, Linguagem.

Neide Calazans: Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Estácio de Sá, Especialista em Educação de Pessoas com Autismo na perspectiva do Ensino Estruturado, Especialista em Docência do Ensino Superior, formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), formação no Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), membro e sócia-fundadora do Centro Multidisciplinar de Tratamento do TEA da Associação de Amigos dos Autistas de Alagoas (AMA-AL), professora de pós-graduação pela Faculdade INESP (Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa). Possui experiência em temas relacionados à Educação Inclusiva, Ensino Incidental, Adaptações e Adequações Curriculares; Psicologia da Aprendizagem; e Transtorno do Espectro Autista.

Maria Elisa Kusano: possui graduação em terapia ocupacional pelo Centro Universitário de Araraquara. Possui especialização em terapia da mão pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, mestrado em Ciências no programa de Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP USP e está no doutorado pelo mesmo programa. Sua pesquisa investiga a influência de estímulos sensoriais na aprendizagem de crianças com autismo. Terapeuta Ocupacional do Grupo Método – Intervenção Comportamental, São Paulo. Possui experiência profissional com estimulação precoce e treino de habilidades motoras de crianças com desenvolvimento atípico.

Robson Fagianni: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Atualmente está realizando Doutorado em Psicologia Experimental (USP). Tem experiência na área de Docência e Intervenção em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem, psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro Autista, orientação a novos terapeutas.

Tenho interesse nesse curso

 

AUTORIZADO PELO M.E.C.

Esse curso de pós-graduação foi desenvolvido e é oferecido pela Faculdade INESP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

Quero fazer esse curso de pós-graduação

Clique no botão abaixo e dê um passo importante na sua carreira