Maceió (AL)

360 horas

09 de Junho de 2019

Módulos, datas e corpo docente:

DISCIPLINAS PERÍODO PROFESSOR ESPECIALIDADE
Análise do Comportamento: Filosofia, Ciência e Prestação de Serviços. 09 e 10 de junho Me. Gérson Alves

(professor convidado)

Psicologia

 

Transtorno do Espectro do Autismo: Aspectos Diagnósticos e Comportamentais 21 e 22 de julho Esp. Rita Lins Medicina

(Psiquiatra)

 

Metodologia da Pesquisa Científica 18 de agosto
Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA 22 e 23 de setembro Me. Adriano Barboza Psicologia
Comportamento Verbal 20 e 21 de outubro Dr. Leonardo Marques

(professor convidado)

Psicologia
Protocolos de Avaliação de Repertório Inicial 24 e 25 de novembro Dra. Carmem Bandini Psicologia

 

O Ensino por Tentativas Discretas e o Ensino Incidental 08 e 09 de dezembro Me. Adriano Barboza Psicologia
O Ensino de Habilidades Sociais e de Brincar 19 e 20 de janeiro Ma. Pauliana Rodrigues Psicologia

 

Interdisciplinaridade: TEA e Comunicação 23 e 24 de fevereiro Ma. Juliana Rocha Fonoaudiologia

 

O Ensino de Habilidades de Autocuidados 23 e 24 de março Terapia Ocupacional’
O Ensino de Habilidades Acadêmicas: Leitura e Escrita 20 e 21 de abril Dra. Carmem Bandini

 

Psicologia

 

Elaboração de Programas de Ensino e Coleta de Dados 18 e 19 de Maio Dra. Daniela Ribeiro

(professora convidada)

Pedagogia

 

Condutas Ético-Profissionais em Análise do Comportamento

 

22 e 23 de Junho Dra. Ana Carolina Sella

(professora convidada)

Psicologia

 

Manejo de Comportamentos Problemas 20 e 21 de julho Psicologia

 

*O calendário letivo será definido de acordo com a grade publicada, podendo a Contratada promover a alteração de turmas, horários de aula, calendário escolar, agrupamento de classes, bem como outras medidas pedagógicas que por razões de ordem administrativa ou pedagógica se fizerem necessárias, mantidas as restrições legais e contratuais atinentes.

Valor do Curso e Duração:

17 parcelas de R$ 450,00 ou 400,00 até o vencimento. O vencimento é dia 05 de cada mês.

Processo de Matrícula:

Para realização da matrícula será necessária apresentação dos seguintes documentos na aula magna:

Contrato assinado em 2 vias, duas fotos 3x4;

Cópias simples de:  RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Título de eleitor e certificado de reservista (para homens);

Cópias autenticadas de: Diploma e Histórico Escolar de Graduação.

Informações sobre o corpo docente

Adriano Barboza: Doutorando (2015-atual) e Mestre (2015) em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente realiza estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES) na Utah State University (USU – EUA). Integrante do projeto APRENDE e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de tecnologia comportamental; Intervenção analítico-comportamental; Comportamento Verbal; Ensino de crianças com atraso no desenvolvimento e Ensino de cuidadores.

Ana Carolina Sella: possui certificação pela Behavior Analyst Certification Board, com graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, especialização em Filosofia Política e Jurídica pela mesma instituição, e Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Applied Behavioral Science pela University of Kansas e pós-doutorado pelo Center for Autism Spectrum Disorders na University of Nebraska Medical Center. Foi professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados e trabalhou como instrucional designer na Headsprout desenvolvendo currículos para educação em ciência baseados em princípios da aprendizagem e controle de estímulos. Tem experiência nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Experimental, Educação Especial e Instrucional Design, com ênfase em controle de estímulo, metodologia de pesquisa e no ensino de comportamentos verbais complexos. Atualmente, trabalha na Universidade Federal de Alagoas.

Carmem Bandini: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e realizou mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Mente, atuando principalmente em temas relativos ao Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, como Comportamento Verbal e Variabilidade. Também tem experiência na área de Psicologia Experimental, principalmente em projetos que envolvem aquisição de comportamento verbal. Atualmente é professora do curso de Psicologia no Centro Universitário Cesmac de Maceió e coordenadora dos laboratórios de Psicologia Experimental (LAPEX) e Laboratório de Análise Experimental e Aplicada do Comportamento (LAEAC) na mesma instituição. É também professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Desenvolve pesquisas na área de programação de ensino e de aquisição de repertórios de leitura e escrita e de contação de histórias. Professora do mestrado em ensino e saúde da Uncisal. Possui vasta experiência no desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias para crianças com atraso no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.

Daniela Ribeiro: é pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação Especial e pós-doutorado em Psicologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial, com ênfase no ensino de habilidades de linguagem e de habilidades acadêmicas para crianças com autismo e com dificuldades de aprendizagem.

Gerson Alves da Silva Junior: Graduado em Psicologia pela universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação Brasileira pelo PPGE/CEDU da UFAL. Professor de Psiconeurobiologia e Processos Psicológicos Básicos, Psicofarmacologia e Psicopatologia da Universidade Federal de Alagoas. Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia. Presidente de Honra do Instituto de Análise do Comportamento. Supervisor Clínico da Clínica Escola de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas com Análise do Comportamento. Possui experiência profissional em gestão de pessoas, comportamento do consumidor, educação indígena, neuropsicologia, psicofarmacologia, treino de habilidades sociais e transtornos da aprendizagem.

Juliana Rocha: Fonoaudióloga, mestrado em Saúde Pública ela Universidad Americana – Py (2015). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Especializada em Práticas Docentes pela Unijorge (2010). Fonoaudióloga responsável pelo Centro de Integração da Infância – CIRANDA, especializado em crianças autistas com atendimentos interdisciplinares. Atua como professora de linguagem da UNIME desde janeiro de 2016 e do Centro Universitário Jorge Amado do Curso de Fonoaudiologia, já tendo ministrado aula para os cursos de enfermagem, fisioterapia e biomedicina. Professora da pós-graduação em Linguagem da IDE Salvador. Coordena o Ambulatório de Antendimento Fonoaudiológico nos Distúrbios Psiquiátricos no Instituto de Saúde da Unijorge. Atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental e saúde coletiva. Linhas de pesquisa voltadas para os TEA – Transtorno do Espectro do Autismo. 

Leonardo Marques: Pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (CAEd), no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC – USP, São Carlos – SP). Doutor em Psicologia (UFSCar) e Professor Adjunto do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência no estudo dos processos de aprendizagem de habilidades acadêmicas. Com foco na interface da Computação e a Educação. Atualmente pesquisa sobre os seguintes temas: programação de ensino, alfabetização, jogos educacionais e gamificação como elemento de motivação acadêmica e uso de Inteligência Artificial para o Ensino de Leitura.

Pauliana Rodrigues:  Psicóloga clínica infantil. Mestre em Educação Especial (2016) pela Universidade Federal São Carlos-SP. Analista do Comportamento com experiência em programação de ensino de  habilidades acadêmicas
a crianças com atraso no desenvolvimento. Atualmente atua no atendimento de crianças com TEA.

Rita Lins: graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas. Residência Médica em Psiquiatria- Universidade Federal da Bahia. Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência- Universidade Federal de São Paulo. Professora de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Médica Psiquiatra Infantil do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes. Estágio em TEA no Ambulatório de Cognição Social Marcos T. Mercadante do departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo.

Tenho interesse nesse curso

 

AUTORIZADO PELO M.E.C.

Esse curso de pós-graduação foi desenvolvido e é oferecido pela Faculdade INESP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

Quero fazer esse curso de pós-graduação

Clique no botão abaixo e dê um passo importante na sua carreira