Fortaleza (CE)

360 horas

24 meses

19 de janeiro de 2019

Onde as aulas serão realizadas?

Rua Luiza Miranda Coelho, 470 – Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE, 60811-210, Nacionalfisio.

Qual o formato do curso?

Serão 15 módulos de aulas presenciais.  Além de conteúdos teórico-conceituais, em todos os módulos, haverá a realização de atividades práticas, em sala de aula, supervisionadas pelo professor. Assim o professor poderá dar feedback direto ao aluno acerca de sua atuação, possibilitando o aprimoramento de sua prática.

Quem são nossos professores?

Todo o corpo docente possui sólida formação em Análise do Comportamento. Atuando em variados campos profissionais: clínicas e institutos, docência em faculdades e universidades federais, pesquisa e na formação de profissionais em todo país. Além de possuir experiência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

Qual o título o curso dará a quem concluí-lo com êxito?

Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo

Quais documentos preciso levar no primeiro dia de aula?

Para realização da matrícula será necessária apresentação dos seguintes documentos na aula magna:

Contrato assinado em 2 vias, duas fotos 3x4

Cópias simples de: RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Título de eleitor e certificado de reservista (para homens);

Cópias autenticadas de: Diploma e Histórico Escolar de Graduação.

Qual o público alvo?

Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e profissionais de áreas afins com interesse em formação em Análise do Comportamento Aplicada.

Qual o valor do curso?

São 19 parcelas de R$ 450,00 ou 400,00 até o vencimento. O vencimento é todo dia 05 de cada mês. Para grupos de 5 pessoas a mensalidade é de 370,00 até  o vencimento e a partir do segundo mês.

Módulos, datas e corpo docente

DISCIPLINAS PERÍODO PROFESSOR ESPECIALIDADE
Análise do Comportamento: Filosofia, Ciência e Prestação de Serviços. 19 e 20 de janeiro Dr. Dyego Costa Psicologia
Conceitos Básicos em Análise do Comportamento 16 e 17 de fevereiro Dr. Dyego Costa Psicologia
Condutas Ético-Profissionais em Análise do Comportamento 23 e 24 de março  

 

 

 
Interdisciplinaridade: Linguagem e Comunicação Alternativa 20 e 21 de abril Esp. Julia Tognozzi Fonoaudiologia
Comportamento Verbal I 25 e 26 de maio Dr. Christian Vich Psicologia
Comportamento Verbal II 29 e 30 de junho Dr. Christian Vich Psicologia
Protocolos de Avaliação de Repertório Inicial 27 e 28 de julho Ma. Liana Vale Psicologia
Elaboração de Programas de Ensino e Coleta de Dados 17 e 18 de agosto Ma. Liana Vale Psicologia
O Ensino por Tentativas Discretas e de Habilidades Básicas   21 e 22 de Setembro Mestrando Jacinto Neto Psicologia
Manejo de Comportamentos Problemas 19 e 20 de outubro Mestranda Carol Ramalho Psicologia
O Ensino de Habilidades Sociais e de Brincar 16 e 17 de novembro Dra. Priscila Grisante Psicologia
O Ensino de Habilidades de Autocuidados 14 e 15 de Dezembro Ma. Maria Elisa Kusano Terapia Ocupacional
O Ensino de Habilidades Acadêmicas: Leitura e Escrita 25 e 26 Janeiro Dra. Carmem Bandini Psicologia
O Ensino Naturalístico: Conceitos e Estratégias 15 e 16 de Fevereiro Mestranda Carol Ramalho Psicologia
Intervenção Precoce: Conceitos e Estratégias 28 e 29 de Março Dra. Priscila Grisante Psicologia
Produção do Artigo Científico      

*O calendário letivo será definido de acordo com a grade publicada, podendo a Contratada promover a alteração de turmas, horários de aula, calendário escolar, agrupamento de classes, bem como outras medidas pedagógicas que por razões de ordem administrativa ou pedagógica se fizerem necessárias, mantidas as restrições legais e contratuais atinentes

Informações sobre o corpo docente

Carmem Bandini: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e realizou mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Mente, atuando principalmente em temas relativos ao Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, como Comportamento Verbal e Variabilidade. Também tem experiência na área de Psicologia Experimental, principalmente em projetos que envolvem aquisição de comportamento verbal. Atualmente é professora do curso de Psicologia no Centro Universitário Cesmac de Maceió e coordenadora dos laboratórios de Psicologia Experimental (LAPEX) e Laboratório de Análise Experimental e Aplicada do Comportamento (LAEAC) na mesma instituição. É também professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Desenvolve pesquisas na área de programação de ensino e de aquisição de repertórios de leitura e escrita e de contação de histórias. Professora do mestrado em ensino e saúde da Uncisal. Possui vasta experiência no desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias para crianças com atraso no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.

Carolina Ramalho: Graduada em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, especialização em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo, especialista em pela Universidade Federal de São Carlos e mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atualmente atua no Grupo Método – Intervenção Comportamental, São Paulo.

Christian Vichi: Professor adjunto III da Universidade Federal do Vale do São Francisco e coordenador do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da Univasf. Licenciado em Psicologia (2000) e Psicólogo (2001) pela Universidade São Francisco; Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP (2004) e Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2012). Líder do Grupo de Pesquisa Conceitual, Básica e Aplicada em Análise do Comportamento da Univasf. Professor e coordenador do curso de Mestrado em Psicologia da Univasf. Pesquisa processos básicos em comportamento social e seleção cultural e tem interesse por bases históricas e epistemológicas da psicologia e da análise do comportamento, objeções ao behaviorismo, comportamento verbal e análise do comportamento aplicada. Supervisionou e coordenou um projeto de atendimento especializado ABA para crianças autistas junto ao estágio profissionalizante do Centro de Estudos e Práticas Psicológicas da Univasf e orienta trabalhos de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação sobre atrasos de desenvolvimento.

Dyego Costa: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Piauí em Regime DE e coordenador do grupo de Pesquisa Comportamento social e práticas culturais no CNPQ. Coordenador da Extensão em análise do comportamento e saúde denominado LICAC na UESPI. Docente por quatro semestres no PARFOR/UESPI na área de psicologia da educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, metacontingência, comportamento social, teoria dos jogos e praticas culturais, análise do comportamento e saúde.

Jacinto Neto: Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL – 2012), Especialista em Teorias e Técnicas Comportamentais: Educação, Pesquisa e Terapia, Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo, Especialista em Síndrome de Down, Coordenador de pós-graduações em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo pela Faculdade INESP (Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa) nas cidades de Maceió-AL, Natal-RN, Salvador-BA. Criador e coordenador da primeira especialização do país em Neurodesenvolvimento Infantil Atípico: Comportamento e Aprendizagem. Membro fundador do Instituto de Análise do Comportamento de Alagoas (IAC), Supervisor da Associação de Amigos do Autista (AMA-AL), Mestrando pela Universidade de San Estanislao de Kostla (Santiago-Chile) na linha de pesquisa em Neurociência e Aprendizagem, Atualmente cursa o Verified Course Sequence – VCS, curso que oferece as disciplinas exigidas para a certificação BCBA (Board Certified Behavior Analyst), certificação internacional em Análise do Comportamento.

Liana Vale dos Santos Marques: possui graduação em Psicologia pela FACID – PI (2008), Pós Graduação em Transtorno do Espectro Autista- TEA pela UNIARA- SP (2016); Análise do Comportamento pelo ITCR-SP (2018); Educação (2013); Saúde da Família (2010). Mestranda em Educação pela Universidade Lusófona em Portugal (2016); Aperfeiçoamento em Terapia Comportamental com Crianças pelo ITCR – SP (2016); Formação em Intervenção Comportamental com Crianças com Desenvolvimento Atípico pelo ITCR – SP (2015); Qualificação Avançada em ABA aplicada ao TEA  em Brasília  (2018); Especializanda em Análise do Comportamento Infantil em Brasília. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

Julia Tognozzi: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo.  Especialista em Análise do Comportamento Aplicada à Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e/ou com Atraso no Desenvolvimento Intelectual pelo Instituto Lahmiei da Universidade de São Carlos. Fonoaudióloga do Grupo Método – Intervenção Comportamental, São Paulo. Experiência em Comunicação Suplementar Alternativa, utilização de recursos da CSA nas terapias de linguagem, planejamento e elaboração de materiais. Áreas de interesse: Comunicação, Análise do Comportamento Aplicada, Comunicação Suplementar Alternativa  Ensino naturalístico, TEA, Desenvolvimento típico e atípico da fala, Linguagem.

Maria Elisa Kusano: possui graduação em terapia ocupacional pelo Centro Universitário de Araraquara. Possui especialização em terapia da mão pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, mestrado em Ciências no programa de Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP USP e está no doutorado pelo mesmo programa. Sua pesquisa investiga a influência de estímulos sensoriais na aprendizagem de crianças com autismo. Terapeuta Ocupacional do Grupo Método – Intervenção Comportamental, São Paulo. Possui experiência profissional com estimulação precoce e treino de habilidades motoras de crianças com desenvolvimento atípico.

Priscila Grisante: Possui graduação em Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos sob supervisão do Prof. Dr. Julio de Rose. Realizou estágio durante o doutoramento na Universidade de São Paulo (2009) sob supervisão do Prof. Dr. Gerson Y. Tomanari e na University of Massachusetts-Shriver Center (2011) sob supervisão do prof. PhD. William J. McIlvane. Realizou Pós-doutoramento de 2012 a 2016 no Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo sob supervisão do Prof. Dr. Gerson Yukio Tomanari. Atualmente atua na área de educação como Psicóloga no Grupo Método–Intervenção Comportamental e como acompanhante terapêutico na empresa Pró-estudo.

Tenho interesse nesse curso

AUTORIZADO PELO M.E.C.

Esse curso de pós-graduação foi desenvolvido e é oferecido pela Faculdade INESP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

Quero fazer esse curso de pós-graduação

Clique no botão abaixo e dê um passo importante na sua carreira