Crianças com dificuldades Alimentares - Curso Online

Online

Curso 100% Online

Certificado

Poderá ser gerado após a conclusão das aulas.

Aula ao vivo: 13/08

Horário: 08:00 

Carga horária:  4 horas

Investimento: R$ 47,00

*Taxas de parcelamento podem se aplicar

Informações Gerais

Buscaremos apresentar aos alunos os conceitos mais atuais sobre distúrbios alimentares pediátricos e as principais estratégias terapêuticas utilizadas pela equipe interdisciplinar promovendo o pensamento crítico, levando-o a perceber a importância e a natureza da variabilidade complexa envolvida no desenvolvimento alimentar infantil.

Objetivo Geral

Objetiva-se explanar os principais conceitos sobre distúrbios alimentares pediátricos e as intervenções mais atualizadas aos alunos para uma escolha mais assertiva nas suas formações e a percepção da necessidade do encaminhamento precoce ao tratamento interdisciplinar.

Objetivos Específicos

1- Conhecer as possibilidades de atuação do profissional sobre distúrbios alimentares pediátricos;

2-Compreender a lógica do trabalho em equipe, na perspectiva interdisciplinar;

3- Entender a importância da participação dos pais no tratamento para generalização e manutenção dos ganhos.

Conteúdo Programático

1- Caracterização das dificuldades alimentares na infância e o impacto da seletividade alimentar na qualidade de vida das crianças/família;
2- Papel da equipe interdisciplinar e as possíveis avaliações relacionadas ao comportamento alimentar.
3- Caracterização das estratégias de intervenção relacionada ao comportamento alimentar.
4- Participação dos pais e a importância para generalização e manutenção dos ganhos.

Sobre a professora

Fonoaudióloga, dedicada há 09 anos aos estudos sobre desenvolvimento alimentar infantil para atender e acolher as crianças e famílias que sofrem com as dificuldades alimentares com intervenção baseada em evidência cientifica. Fundadora e sócia da Clinica Interavida, atuando com pessoas com transtornos de desenvovimento e com intervenção de indivíduos com distúrbios alimentares pediátricos. Realiza supervisão de profissionais, além, de palestras e cursos relacionados ao desenvolvimento alimentar infantil.
Graduação em Fonoaudiologia (Uncisal); Mestranda em Nutrição (UFAL);
Especialização em Motricidade orofacial com ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar (UNIT/AL);
Especialização em Saúde Mental com ênfase em TEA (INESP);
Capacitações em desenvolvimento alimentar infantil com aprofundamento em ABA (análise comportamento aplicada) aos transtornos alimentares, formações em Integração sensorial aplicada aos distúrbios alimentares, certificações internacional SOS approach to feending e formação em Get Permission Approach.
Formações em protocolo de avaliação: Escalas Bayley de desenvolvimento infantil, Inventario de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) e PEDI-CAT, Inventario Portage operacionalizado, curso de avaliação formal e informal no TEA, Workshop Introdutório ESDM (Modelo Denver de Intervenção Precoce) pelo UC Davis MIND.

LINHAS DE PESQUISA (BIBLIOGRAFIA)

1-Williams K. &Seiverling L. (2010) Eating Problems in Children With Autism Spectrum Disorders. Topics in Clinical Nutrition,25 (1):27 37
2-Schreck K., Williams K., & Smith (2004). A comparison of Eating behaviors between children with and without autism . Journal of Autism and Developmental Disorders , 34, 433 438
3-Piazza et al., 2020 Pediatric Feeding Disorders, Capítulo 7 do livro
Functional Analysis in Clinical Treatment
4-Sharp et al. Toward Better Understanding of Pediatric Feeding Disorder: A Proposed Framework for Patient Characterization Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition ( Junho de 2022).
5-Goday PS, Huh SY, Silverman A, Lukens CT, Dodrill P, Cohen SS, Delaney AL, Feuling MB, Noel RJ, Gisel E, Kenzer A, Kessler DB, Kraus de Camargo O, Browne J, Phalen JA. Pediatric Feeding Disorder: Consensus Definition and Conceptual Framework. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2019.
6-Organização: Feeding Matters https://www.feedingmatters.org/

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá? Como podemos te ajudar?